Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como calcular a potência dos híbridos com dois tipos de motores?

Nem sempre a potência total é a soma das potências de ambos os motores. Entenda

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 14h29 - Publicado em 25 Maio 2016, 21h58

Toyota Prius

Por que nos carros híbridos a potência combinada geralmente não é a soma das potências do motor a combustão com a do elétrico? – Felipe Varela, por e-mail.

Apesar de trabalharem em conjunto, os dois motores atuam em situações diferentes para atender à demanda de cada momento. Mesmo quando estão funcionando ao mesmo tempo, os picos de potência e torque podem ocorrer em rotações bem distintas uma da outra. Um motor pode estar no seu giro de potência máxima, enquanto o outro ainda não chegou lá.

Veja um exemplo: o pico de potência do motor a combustão 1.5 de um Toyota Prius de segunda geração é de 76 cv a 5.000 rpm. O motor elétrico produz 67 cv só enquanto girar a 1.200 rpm. A potência combinada do conjunto, porém, é de 110 cv – e não 143 cv. O mesmo ocorre com o Ford Fusion Hybrid: o motor 2.0 gera 145 cv, enquanto o elétrico fornece 118 cv. Juntos, a soma é de 190 cavalos, e não 263 cv, como poderíamos supor.

Não se trata, porém, de uma regra. No BMW i8, mais voltado para o desempenho, a potência total de 365 cv é resultado da soma do motor 1.5 a combustão (234 cv) com o motor elétrico (131 cv). Isso ocorre porque, neste caso, cada motor atende a um eixo diferente (o 1.5 no eixo traseiro e o elétrico no eixo dianteiro), com a opção de força total combinada nas quatro rodas em modo Sport.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.