Como calcular a potência dos híbridos com dois tipos de motores?

Nem sempre a potência total é a soma das potências de ambos os motores. Entenda

Toyota Prius

Por que nos carros híbridos a potência combinada geralmente não é a soma das potências do motor a combustão com a do elétrico? – Felipe Varela, por e-mail.

Apesar de trabalharem em conjunto, os dois motores atuam em situações diferentes para atender à demanda de cada momento. Mesmo quando estão funcionando ao mesmo tempo, os picos de potência e torque podem ocorrer em rotações bem distintas uma da outra. Um motor pode estar no seu giro de potência máxima, enquanto o outro ainda não chegou lá.

Veja um exemplo: o pico de potência do motor a combustão 1.5 de um Toyota Prius de segunda geração é de 76 cv a 5.000 rpm. O motor elétrico produz 67 cv só enquanto girar a 1.200 rpm. A potência combinada do conjunto, porém, é de 110 cv – e não 143 cv. O mesmo ocorre com o Ford Fusion Hybrid: o motor 2.0 gera 145 cv, enquanto o elétrico fornece 118 cv. Juntos, a soma é de 190 cavalos, e não 263 cv, como poderíamos supor.

Não se trata, porém, de uma regra. No BMW i8, mais voltado para o desempenho, a potência total de 365 cv é resultado da soma do motor 1.5 a combustão (234 cv) com o motor elétrico (131 cv). Isso ocorre porque, neste caso, cada motor atende a um eixo diferente (o 1.5 no eixo traseiro e o elétrico no eixo dianteiro), com a opção de força total combinada nas quatro rodas em modo Sport.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s