Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carro a diesel virou mico? Picapes e SUVs encalham até em lojas de usados

Antes queridos pela economia no combustível, veículos a diesel encalham nas lojas por rejeição entre os seminovos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jul 2023, 14h09
Renegade Diesel
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

SUVs e picapes com motor a diesel caíram no gosto do brasileiro por sua robustez e economia de combustível. Nos últimos meses, no entanto, a história tem mudado e suas vendas têm caído, tanto entre os veículos novos quanto entre os usados. São dois os principais motivos para a atual rejeição: os altos custos de manutenção e a disparada no preço do diesel.

O ano de 2022 foi marcado por recordes nos preços dos combustíveis, com maior impacto no diesel, que superou o valor cobrado pelo litro da gasolina comum, o que não ocorria desde 2004. O litro do óleo chegou a custar, na média nacional, R$ 7,68, maior patamar da série histórica da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Neste ano, o combustível passou a apresentar tendência de queda e já é vendido a R$ 5,16 o litro, segundo média da ANP na primeira semana de junho. Mesmo assim, as consequências seguem no mercado.

Continua após a publicidade
S10 LTZ 2022
Chevrolet S10 LTZ 2022 (Divulgação/Chevrolet)

De janeiro a maio deste ano, os licenciamentos de automóveis e comerciais leves (que incluem furgões e picapes) a diesel representavam 11,1% do total, contra 13,2% no mesmo período de 2022, ou seja, 6.418 unidades licenciadas a menos. Em 2023, até o acumulado atual de março, registrou o melhor resultado, com 20.435 unidades vendidas. Fevereiro teve o pior, com 13.188.

O reflexo também aparece entre os usados. Gustavo Zamariola, vendedor de uma loja multimarcas de Rio Claro (SP), diz que os modelos a diesel têm ficado em estoque por um tempo acima do normal, com os clientes dando preferência aos flex.

Jeep Compass Longitude diesel
Jeep Compass Longitude Diesel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Para vender uma S10 LTZ 2021 que estava há um ano em nosso estoque, tivemos que precificá-la R$ 20.000 abaixo da tabela Fipe”, afirma Gustavo. “Para carros a diesel, já temos a recomendação de pagar de R$ 20.000 a R$ 30.000 abaixo da tabela na compra.” O problema não está restrito a picapes, destacou Lucas Cunha, também vendedor de uma multimarcas, em Londrina (PR). “SUVs como os Jeep Renegade e Compass a diesel também estão encalhando nas lojas, temos que avaliar bem e, às vezes, até recusar alguns modelos mesmo em caso de troca.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.