Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bateria da chave presencial acabou? Veja o que fazer para não ficar na mão

A solução é muito simples, mas dispositivos ficam escondidos na própria chave e no interior do carro

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 14 Maio 2024, 13h21 - Publicado em 14 Maio 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hoje, destrancar o carro e ligar é muito mais fácil. Uma chave só abre todas as portas e, quando muito, o porta-malas. Os motores pegam de primeira até no frio e não é necessário girar a chave até o motor ligar, pois as partidas assistidas cuidam de tudo. E há as chaves presenciais, que não precisam sair do bolso (ou da bolsa) para que o carro destranque e permite que o motor ligue ao apertar de um botão.

    Mas o que acontece se a bateria da chave acabar? Obviamente, você deve trocá-la. Porém, poucos carros são capazes de avisar quando a bateria da chave está acabando e muita gente é pega de surpresa. Mas há meios para não ficar trancados para fora ou sem poder ligar o carro.

    Chave Compass
    Em nosso Jeep Compass de Longa Duração, a chave mecânica corresponde à parte metálica da presencial. Para soltá-la, basta puxar uma pequena trava (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Chave Compass
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Toda a chave presencial tem escondida uma lingueta, que funciona como as chaves mecânica normal. Para destrancar o veículo, basta puxá-la para fora e inseri-la na maçaneta. O miolo também pode ficar escondido, normalmente coberto por placas plásticas na porta do motorista. Certamente, o local exato estará indicado no manual do carro.

    Continua após a publicidade
    Ora 03 chave
    Em alguns casos, como no Ora 03, para entrar no carro é necessário encontrar o miolo da chave escondido atrás de uma placa plástica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A primeira etapa foi cumprida e você já está do lado de dentro. Mas sem bateria também não bastará tentar ligar o carro pelo botão. Sem bateria, o transmissor fica inoperante e torna-se necessário aproximar a chave em algum local específico para o carro identificar o transponder da chave. O local mais comum é justamente o botão de partida.

    Continua após a publicidade
    Chave Compass
    Para ligar o Jeep Compass quando a chave presencial estiver sem bateria, é só encostar a chave no botão e pressioná-lo. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Se isso não der certo, olhe na coluna de direção e procure por um desenho de chave. Ele indica o local para encostar sua chave presencial para que o carro reconheça o código do dispositivo, permitindo que você pressione o botão para ligá-lo.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade
    Chave Ora 03
    Já no Ora 03, a chave deve ser colocada no console, próximo às portas USB e tomada 12V, para depois ligar o carro com o botão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Se não houver nada ali, procure uma abertura semelhante a um porta-trecos próximo ao volante ou no console central que, certamente, você encontrará o leitor. Na dúvida, o manual do seu carro servirá como guia para achar a localização exata.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.