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Autodefesa: caixa de direção dá dor de cabeça a donos do Nissan Kicks

Proprietários do Nissan Kicks reclamam das constantes trocas da caixa de direção

Por Waldez Carmo Amorim
16 Maio 2022, 10h01
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  • Autodefesa Kicks
    Melqui: seu Kicks já está na quinta caixa de direção (Juliana Brito Costa dos Santos/Quatro Rodas)

    Novelas e, mais recentemente, séries fazem sucesso no Brasil. Mas, na vida real, ninguém gosta de enredos que se arrastam, como os vividos pelos proprietários de alguns Nissan Kicks, como conta o técnico judiciário Cláudio Roberto Sampaio, de São Luís (MA), dono de um Kicks S Direct PcD 2019, que diz ter trocado três vezes a caixa de direção de seu carro.

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    Diz o proprietário que as concessionárias não forneceram nenhuma explicação convincente para trocar a peça. “Na primeira, disseram que era por ter estacionado o carro sob o sol”, lembra. “Na segunda vez, por estacionar com o volante esterçado, embora eu entre em minha garagem sem virar o volante”, diz.

    “Na terceira, pediram para eu levar o carro à oficina para fazerem alguns ajustes recomendados pela Nissan”, conta Cláudio.

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    Outro que relata várias trocas da caixa de direção é o empresário Melqui Santos, de Belém (PA), proprietário de um Kicks S 1.6 2018. “Até o momento, foram quatro vezes: com 10.000, 20.000, 30.000 e 50.000 quilômetros rodados”, afirma.

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    Mas ainda existe uma folga no lado esquerdo e será necessária a quinta substituição. Como o período de garantia terminou, Melqui agora aguarda uma resposta da fábrica para ver se existe uma solução definitiva.

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    Novo Nissan Kicks Advance CVT
    Novo Nissan Kicks Advance CVT (Divulgação/Quatro Rodas)

    Nas concessionárias, o roteiro da novela é contado na forma de comunicados: DQGN 025-19, de 1º/7/2019, DQGN 036-19 e DQGN 037-19, de 6/9/2019 e DQGN 018-21, de 15/6/2021.

    O vilão da história parece ser a bucha interna da cremalheira, feita de resina, referência 48001-5RAO A, que o boletim mais recente mandou substituir por um Duplo O’ring, referência 48001-5RAO B. O documento dá como certo que esse é o último capítulo da trama: “…a nova referência já está implementada nos veículos com data de fabricação posterior a 24/10/2020”.

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    Procurada por QUATRO RODAS, a Nissan informou que, se algum defeito for identificado na análise feita pela concessionária, o reparo será feito sem ônus (desde que o cliente esteja em concordância com as regras do plano de manutenção e dentro dos três anos de cobertura da garantia).

    Sobre os casos da reportagem, a fábrica afirmou que o problema é algo que não impede o funcionamento da peça e não há risco à segurança.

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    O POVO RECLAMA

    “Atendo de dois a três Kicks por semana com o problema na caixa de direção, que ocorre por causa da fragilidade da peça. A solução é colocar buchas reforçadas. O conserto demora cerca de um dia e custa a partir de R$ 900,00.”
    Thiago Arantes de Lima, proprietário da 3G Direções, oficina especializada de São Paulo (SP)

    “Após o término da garantia, com as revisões realizadas na concessionária, meu carro começou a fazer barulho. Ao ligar para o SAC da Nissan, pediram para eu levar o carro. No laudo, condenaram a caixa de direção e os amortecedores.”
    José Sandro de Melo, funcionário público, Praia Grande (SP), dono de um Kicks SV 2018

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