Renault Captur parte de R$ 78.900; veja as versões e equipamentos

Novo SUV compacto aproveita a plataforma do Duster, mas traz visual e interior mais refinados

Depois de chamar atenção durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Captur, enfim, chega às concessionárias Renault. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o segundo utilitário esportivo da marca representa o primeiro passo de uma estratégia comercial focada em SUVs.

Ainda neste ano, chegam ao Brasil o Koleos (modelo de porte médio-grande importado da Coréia do Sul) e o Kwid, um subcompacto com roupagem aventureira que remeterá a um mini-SUV.

Design é ponto forte do Captur, que traz a nova identidade visual da Renault

Design é ponto forte do Captur, que traz a nova identidade visual da Renault (Rodolfo Buhrer / divulgação/Quatro Rodas)

Desenvolvido na França em conjunto com o estúdio latino-americano de design da marca, o Captur (pronuncia-se “cáptur”) que será vendido no Brasil (e no resto do continente) usa a mesma plataforma do Kaptur (com K) russo, derivada do Duster – o europeu, mais moderno, usa a plataforma da quarta geração do Clio. 

O modelo latino-americano tem estilo bastante parecido com o europeu, embora alguns detalhes sejam exclusivos – como o desenho das entradas de ar e das luzes auxiliares de leds. As linhas modernas trazem a nova identidade visual frontal da marca e favorecem a pintura em dois tons (que será opcional), uma das marcas registradas do modelo.

Uma característica que salta aos olhos é o vão livre em relação ao solo, que parece até exagerado quando o carro é visto de perfil. Isso deve ajudar a suportar os buracos, valetas e lombadas das vias brasileiras, mas pode causar dificuldades no acesso ao interior.

Nada de caixa CVT: lançamento está prometido para o fim do semestre

Altura elevada em relação ao solo chama a atenção (Rodolfo Buhrer / divulgação)

O interior traz um painel combinando velocímetro digital com mostradores analógicos de conta-giros e marcador de combustível. Salvo pela central multimídia Media NAV (a mesma utilizada em Logan, Sandero e Duster), o visual do Captur é o mesmo do modelo europeu.

Interior tem velocímetro digital e visual limpo

Interior tem visual organizado, mas materiais são simples (Rodolfo Buhrer / divulgação/Quatro Rodas)

Com 4,33 metros de comprimento, 1,62 metro de altura, 1,81 metro de largura e distância entre-eixos de 2,67 metros, o Captur é maior que os SUVs compactos que dominam o mercado. O porta-malas também supera seus rivais, comportando 437 litros.

O Captur será oferecido em duas versões de acabamento, duas opções de motorização e dois tipos de transmissão (a caixa CVT será oferecida até o meio do ano, segundo a Renault). A versão Zen (R$ 78.900) virá com o motor 1.6 16V SCe (120 cv/118 cv a 5.500 rpm) adotado há poucos meses na dupla Sandero e Logan, e é combinado à transmissão manual de cinco velocidades.

São itens de série quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA), suporte para cadeirinhas Isofix, direção eletro-hidráulica, coluna de direção com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão, comandos de áudio e celular na coluna de direção, banco do motorista com regulagem de altura, travamento automático das portas a 6 km/h, luzes diurnas em led, retrovisores rebatíveis e piloto automático com indicador e limitador de velocidade.

Central multimídia Media Nav + câmera de ré (R$ 1.990) e pintura em dois tons (R$ 1.400) fazem parte da lista de opcionais.

Medindo 4,33 metros de comprimento, o Captur é o maior SUV compacto de sua categoria

Medindo 4,33 metros de comprimento, o Captur é o maior entre os SUV compactos (Rodolfo Buhrer / divulgação)

Por R$ 88.490, o Captur Intense aproveita o motor 2.0 16V (148 cv/143 cv a 5.750 rpm) do Duster, que também emprestou a velha caixa automática de quatro marchas.

Além dos equipamentos da versão Zen, o SUV ganha rodas aro 17 com acabamento diamantado, apoio de braço, central multimídia Media Nav com tela de sete polegadas touchscreen, câmera de ré, ar condicionado digital, sensor de chuva, sensor crepuscular e faróis de neblina com função Cornering Light. Bancos revestidos em couro (R$ 1.500) e pintura em dois tons (R$ 1.400) são opcionais.

 

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  1. Zanelli Gomes Alencar

    Proponho um artigo sobre a proibição da importação da cadeirinha infantil que apropriada pra uso no Isofix. Vcs sempre mencionam como acessório dos novos carros, a exemplo deste, o Isofix, mesmo sabendo que este dispositivo não serve pra nada, por quê no Brasil está cadeirinha infantil não é fabricada e sua importação está proibida. Sou assinante da revista, já fiz diversos comentários sobre este assunto, neste site, na página da revista no Facebook e também mandei e-mail pra redação e vcs ignoram solenemente. Gostaria de saber o porque quê? porque acaso vcs estão cedendo a pressão dos fabricantes de cadeiras infantis nacionais? Enquanto vcs não dão a mínima sobre este assunto, o consumidor é feito de otário.

  2. Tem mais cara de 60 mil do que 78, principalmente olhando o interior.
    Os carros atuais 0km estão cada vez mais caro, e disponibilizando sempre o básico para o consumidor, esse Captur tem um interior quase igual de um hatch de 40 mil.

  3. Silvio Pires da Silva

    As montadoras no Brasil priorizaram a fabricação de SUV’s e Crossovers, naturalmente, devido a sua grande margem de lucro. O que elas não perceberam ainda é que, o mercado desses veículos (e dos demais também) já atingiu o seu limite. Atualmente, em razão do grande número de SUV’s e Crossovers no mercado brasileiro, as montadoras estão, na verdade, dividindo fatias cada vez menores do mesmo bolo (mercado). A Renault parece que não captou esta realidade e, ao invés de aperfeiçoar o seu SUV já presente no mercado, o Duster, dotando-o de melhor acabamento e aperfeiçoamentos de equipamentos, motores e câmbios, lança mais um exemplar nesse segmento, o Captur. Como a Renault acha que vai vender um novo SUV manual de R$ 80 mil, ou pior, um 2.0 com câmbio automático de 4 marchas, por 90 mil?

  4. Sergio Augusto

    Não vai demorar muito e a Renault vai passar a Ford em vendas aqui no Brasil !!!

  5. Elvis Michael

    Ou seja, é um Duster com traje fino!

  6. Christyan Lemos Leal

    Nao mencionaram nada sobre o suspensão. Tirando minhas conclusões, deve ser similar a do Duster, que ao fazer um test drive anos atras, parecia um Ecosportão, que por sua vez, nao passa de um Fiestão (aquele antigo). Tem pior dirigibilidade que a Saveiro Trooper que eu tinha na epoca. Como mencionado, deveriam aperfeiçoar o Duster, e nao mandar o mesmo pacote com uma roupagem diferente.