Melhor Compra 2016: picapes leves e intermediárias

As indicações de QUATRO RODAS para picapes leves e intermediárias em duas categorias: até R$ 60.000 e acima de R$ 60.000

Melhor Compra 2016 - picapes leves e intermediárias

PICAPES LEVES ATÉ R$ 60.000

1° – VW Saveiro Trendline CD 1.6

VW Saveiro Trendline CD 1.6

VW Saveiro Trendline CD 1.6

Na cabine, os materiais de qualidade superior aos vistos nas rivais Strada e Montana tornam a Saveiro a mais urbana das picapes finalistas. Não por acaso, ela é dona da apólice de seguro (bem) mais cara do trio. Parte dessa desvantagem da picape VW é compensada pela cesta de revisões, em média, 19,7% mais barata. Além disso, só a Saveiro tem motor 1.6 e, no conteúdo, é a única com direção hidráulica e vidros elétricos de série.

Na hora de pegar no batente, ela aguenta até 668 kg de carga – a Strada leva 650 e a Montana, 768. Para acessar o banco traseiro, o dianteiro se move para a frente e abaixa o encosto, retornando à posição original em seguida.

Bolsa de valores
Preço R$ 57.390
Desvalorização 10,3%
Seguro R$ 4.294
Rede 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade 24 (CESVI)
Equipamentos de série direção hidráulica, vidros e travas elétricos
Preços da peças
Amortecedores dianteiros R$ 425
Pastilhas de freio R$ 140
Kit de embreagem R$ 918
Farol esquerdo R$ 370
Para-choque dianteiro R$ 700
Retrovisor esquerdo R$ 454
TOTAL R$ 3.007
Revisões
10.000 km R$ 260
20.000 km R$ 260
30.000 km R$ 494
40.000 km R$ 509
50.000 km R$ 383
60.000 km R$ 641
TOTAL R$ 2.547

 

2° – Fiat Strada Working CD 1.4

Fiat Strada Working CD 1.4

Fiat Strada Working CD 1.4

A exclusiva carroceria – o lado direito conta com uma porta de acesso direto à parte traseira da cabine – é uma das grandes armas da Strada. A outra é a boa fama de confiabilidade e robustez construída ao longo dos anos.

Prepare-se, porém, para um ambiente árido de equipamentos: de série, há apenas vidros elétricos. O plástico preto que contorna a carroceria confere um estilo aventureiro.

Bolsa de valores
Preço R$ 56.390
Desvalorização 9,6%
Seguro R$ 2.390
Rede 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não divulgado
Equipamentos de série vidros elétricos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 620
Pastilhas de freio R$ 338
Kit de embreagem R$ 418
Farol esquerdo R$ 456
Para-choque dianteiro R$ 1.047
Retrovisor esquerdo R$ 263
TOTAL R$ 3.142
Revisões
10.000 km R$ 188
20.000 km R$ 388
30.000 km R$ 584
40.000 km R$ 536
50.000 km R$ 384
60.000 km R$ 1.158
TOTAL R$ 3.216

 

3° – Chevrolet Montana LS 1.4

Chevrolet Montana LS 1.4

Chevrolet Montana LS 1.4

Desde que deixou de derivar do Corsa e passou a se basear no Agile, a Montana deixou de ser atraente aos olhos de quem curte picape como alternativa a carro de passeio. Por outro lado, adaptou-se bem à vida dura. A cabine é curta, mas a caçamba é enorme.

São 1.100 litros de volume, ante 680 da Strada e 580 da Saveiro, ambas cabine dupla. Por isso foi a campeã entre os utilitários (categoria que será publicada aqui no site nos próximos dias).

Além disso, a Montana acaba de receber alterações mecânicas (motor, pneus e peças aerodinâmicas) que prometem torná-la a mais econômica do segmento, segundo o Inmetro.

Bolsa de valores
Preço R$ 45.550
Desvalorização 11%
Seguro R$ 1.815
Rede 600 (concessionárias) / 93,1 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não divulgado
Equipamentos de série direção hidráulica
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 507
Pastilhas de freio R$ 140
Kit de embreagem R$ 544
Farol esquerdo R$ 633
Para-choque dianteiro R$ 700
Retrovisor esquerdo R$ 301
TOTAL R$ 2.825
Revisões
10.000 km R$ 216
20.000 km R$ 540
30.000 km R$ 552
40.000 km R$ 448
50.000 km R$ 748
60.000 km R$ 624
TOTAL R$ 3.128

 

PICAPES LEVES E INTERMEDIÁRIAS ACIMA DE R$ 60.000

1° – Fiat Toro Freedom 1.8 flex 4×2

Fiat Toro Freedom 1.8 flex 4x2

Fiat Toro Freedom 1.8 flex 4×2

Baseada na plataforma do Renegade, ainda hoje algumas versões da Toro formam fila de espera de 30 dias nas concessionárias. Do primo da Jeep, herdou o acabamento de alto padrão, tanto de montagem como de qualidade de materiais. A base mecânica da versão Freedom 1.8 é bastante similar à do Renegade, com um quatro cilindros 1.8 flex acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

Fique atento ao custo de manutenção: as revisões são bem mais caras do que as da Oroch, sua rival direta e segunda colocada na categoria. Vá com calma também na hora de configurar sua Toro: básica, sai por R$ 81.700; completa, chega a R$ 102.297.

Bolsa de valores
Preço R$ 81.700
Desvalorização não disponível
Seguro R$ 2.395
Rede 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não disponível
Equipamentos de série ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, vidros e travas elétricos, câmbio automático, sensor de estacionamento traseiro
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 559
Pastilhas de freio R$ 679
Kit de embreagem não disponível
Farol esquerdo R$ 440
Para-choque dianteiro R$ 951
Retrovisor esquerdo R$ 1.057
TOTAL R$ 5.179
Revisão
10.000 km R$ 384
20.000 km R$ 652
30.000 km R$ 624
40.000 km R$ 804
50.000 km R$ 680
60.000 km R$ 1.168
TOTAL R$ 4.312

 

2° – Renault Duster Oroch Expression 1.6

Renault Duster Oroch Expression 1.6

Renault Duster Oroch Expression 1.6

A Oroch é a versão picape do SUV Duster. Dele, herdou o bom nível de espaço interno, mas trouxe também alguns pontos negativos, como os materiais de aspecto simplório e o motor um tanto beberrão, sobretudo na estrada – as recentes mudanças que incluíram tecnologias de redução de consumo são exclusivas da motorização 2.0.

Na capacidade de carga, Oroch e Toro cravam um empate: ambas transportam até 650 kg. Mas a caçamba da picape Renault é menor: 683 litros ante 820 da rival.

Bolsa de valores
Preço R$ 67.400
Desvalorização não disponível
Seguro R$ 1.854
Rede 288 (concessionárias) / 91,8 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não disponível
Equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 601
Pastilhas de freio R$ 342
Kit de embreagem R$ 1.207
Farol esquerdo R$ 620
Para-choque dianteiro R$ 1.242
Retrovisor esquerdo R$ 503
TOTAL R$ 4.515
Revisões
10.000 km R$ 428
20.000 km R$ 482
30.000 km R$ 428
40.000 km R$ 653
50.000 km R$ 428
60.000 km R$ 482
TOTAL R$ 2.901

 

3° – VW Saveiro Cross CD 1.6

VW Saveiro Cross CD 1.6

VW Saveiro Cross CD 1.6

O bom nível de acabamento e o visual parrudo são os principais pontos que trouxeram a Saveiro topo de linha ao pódio da sua categoria. Mas ela também é competente quando precisa pegar no batente: transporta 611 kg e sua caçamba tem volume interno de 580 litros.

Bem equipada, com custos de revisão mais baixos que as picapes intermediárias e capacidade de carga não muito menor, o problema da Saveiro é o mesmo visto em anos anteriores do Melhor Compra: o alto custo do seguro.

Bolsa de valores
Preço R$ 70.950
Desvalorização 10,3%
Seguro R$ 4.898
Rede 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos)
Reparabilidade não disponível
Equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia
Preço das peças
Amortecedores dianteiros R$ 425
Pastilhas de freio R$ 140
Kit de embreagem R$ 918
Farol esquerdo R$ 550
Para-choque dianteiro R$ 700
Retrovisor esquerdo R$ 454
TOTAL R$ 3.187
Revisões
10.000 km R$ 268
20.000 km R$ 298
30.000 km R$ 476
40.000 km R$ 571
50.000 km R$ 405
60.000 km R$ 633
TOTAL R$ 2.650

 

MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO

Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.

SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.

REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.

REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.

EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.

PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.

REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

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