Teste de Produto: economizador Eco OBD2

Plugado no conector da central eletrônica, o Eco OBD2 não chega nem perto dos 15% de redução de consumo prometidos

Eco OBD2

Aparelho é ligado na entrada OBD do carro, sob o painel

A maioria dos dispositivos economizadores de combustível à venda na internet tem o mesmo problema: a explicação técnica do seu funcionamento é sempre meio confusa, obscura ou às vezes nem encontra respaldo no campo da engenharia automotiva.

O Eco OBD2 é diferente. Na teo­ria, ele faz algum sentido: o aparelhinho de 7 x 2 cm vai plugado no conector OBD2 dos carros (fabricados a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil). Assim, ele é capaz de alterar o mapa de gerenciamento do motor para que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.

Desenvolvido para modelos movidos a etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis, o economizador foi instalado em um Hyundai HB20 1.6 16V para um tira-teima. Antes, porém, seguimos as orientações (somente em inglês) do manual de instruções.

Conectamos o aparelho na tomada OBD2 (na maioria dos automóveis está localizada abaixo do painel) e inserimos a chave na ignição e giramos até o primeiro estágio. Depois, pressionamos o botão de reset por 5 segundos e aguardamos entre 30 e 54 segundos, que é o tempo que o dispositivo teria para estabelecer a conexão com o módulo de injeção. Feito isso, foi só dar a partida no motor: pronto, o procedimento da instalação estava concluído.

Só que antes de fazer qualquer medição, é necessário rodar 200 km para que o equipamento se ajuste às configurações da central eletrônica do veículo, conforme as recomendações contidas na embalagem.

Carro abastecido com gasolina e o Eco OBD2 devidamente instalado, fomos até a nossa pista de testes na cidade de Limeira (SP) para fazer as medições de consumo de combustível. Com o economizador ligado, o HB20 registrou 11,2 km/l no ciclo urbano e 16,0 km/l no rodoviário. Depois de retirar o equipamento, voltamos à pista para repetir as medições nos mesmos moldes do primeiro teste. Os números obtidos foram os mesmos: 11,2  km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada.

Vendido pelo Mercado Livre ao preço médio de R$ 62,90, o Eco OBD2 só serviu mesmo para ficar piscando sob o painel.

Avaliação: Eco OBD2

Eco OBD2

Eco OBD2

O dispositivo Eco OBD2 não conseguiu nenhuma redução de consumo.

Nota: 0

Preço médio: R$ 62,90

Compre: mercadolivre.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s