Etanol mantém o motor mais limpo que a gasolina?

Se o etanol for de boa qualidade, a resposta é sim. Entenda por quê

Frasco com etanol no Laboratório de Análise do CTC

Teoricamente, a gasolina comum pode criar depósitos nos bicos injetores, enquanto a aditivada contribui para deixar o sistema limpo. O etanol teria o mesmo efeito que a gasolina aditivada? – Claudemar Ruoco, por e-mail.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Segundo Alfred Szwarc, consultor da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), o combustível vegetal tem propriedades solventes e seu uso frequente ajuda na limpeza dos bicos desde que o combustível seja de boa qualidade, seja ele puro ou com gasolina (não importando a proporção), incluindo aí a gasolina do tipo C (comum), que já tem mistura de etanol na proporção de 27%.

O problema é quando o consumidor abastece com combustível adulterado. No caso do etanol, o mais comum é que seja adicionado àgua para aumentar o volume. Além da perda de rendimento pelo fato de a água não ser um combustível, o uso de água não destilada (ou seja, da torneira) traz para o tanque compostos como cloro e sódio, que podem gerar resíduos e corrosão no sistema.

Por isso, a recomendação é sempre procurar por postos de bandeira conhecida e desconfiar de combustível barato demais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Fabio Gomes Spedo

    Não da tá confiar por isso que eu uso a cada 10000 km ou um ano o produto de limpeza do sistema injeção via tanque ! Nunca tive problemas do bomba ou bicos danificado!! Fica a dica ! Mas procure uma marca confiável !!!!!