Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Triumph Bonneville T100

Nacionalizada em Manaus, inglesa retrô desperta a paixão atual

Por Eduardo Viotti | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 12h25 - Publicado em 13 Maio 2013, 17h00
Triumph Bonneville T100

O mundo da moto é, como bem sabemos, completamente emocional. A Bonneville, um modelo de mais de 50 anos, depois de marcar gerações, construir mitos e tornar-se parte da história do motociclismo, chega ao Brasil, novinha em folha. É como se pudéssemos ir a uma loja e sair com uma CB 750 Four 1969 zero-quilômetro. Mas atualizada tecnologicamente!

Como motocicleta – deixando de lado seu valor histórico -, a Bonneville T100 continua sensacional. Em termos de imagem e tradição, não tem para ninguém. A T100 é belíssima, autêntica, com metais, plásticos e couro da mais alta qualidade, componentes de grife (freios Nissin e suspensões Kayaba) e imagem irretocável.

A esta altura você já deve estar pensando: mas será que é gostosa de pilotar? Não terá comportamento de velharia? A resposta é um enfático não. A moto é rígida e neutra em curvas, os pneus e suspensões permitem ousadias na pista – mais que seu aspecto passadista poderia sugerir – e os freios são mais que suficientes para a proposta. O ABS seria bem-vindo, mas o modelo não o incorpora nem como opcional.

O motor de 865 cc bicilíndrico a ar, alimentado por moderna injeção eletrônica, privilegia o torque em baixas rotações, muito bom e disponível em volumes agradáveis logo aos primeiros giros. Permite excelente dirigibilidade, mas não tem o desempenho e a agressividade de um bicilíndrico moderno refrigerado a água, como o BMW/ Rotax das F 800, por exemplo. O comprador de uma Bonneville não tem do que reclamar. Afinal, dá para acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos e atingir quase 190 km/h. Não bastassem esses números efetivamente convincentes, ela permite viajar a 140 km/h de velocidade de cruzeiro, fazendo mais de 20 km com 1 litro.

Continua após a publicidade

A T100 é a mais barata das Triumph à venda no Brasil. Montada em Manaus, custa cerca de 30 000 reais. Isso a coloca diante de modelos como Harley- Davidson XL 883N Iron (30 460 reais), igualmente estilosa, Honda VT 750 Shadow (32 233 reais) e Kawasaki Vulcan 900 Classic LT (31 605 reais), todas com motor V-twin. Eu não hesitaria um segundo em optar pela britânica.

VEREDICTO

É uma moto para quem valoriza estilo retrô e imagem, mas sem abrir mão de bom desempenho com economia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.