Beleza nunca foi um atributo da antiga SW4. Há anos o utilitário esportivo fisgava a clientela mais pelas qualidades associadas à mecânica (como robustez, confiabilidade e conforto) do que pelo design. Felizmente os japoneses resolveram mudar essa receita na terceira geração do SUV baseado na Hilux. E desta vez foi para valer: nunca a SW4 esteve tão diferente da bem-sucedida picape média da Toyota.
Praticamente não há peças compartilhadas entre os dois do lado de fora. Os belos faróis afilados casam com a grade cromada de estilo sóbrio, enquanto as laterais trocaram as linhas retas da antiga SW4 por traços mais inspirados, a ponto de estarem estampadas até na chave do veículo. Atrás, as lanternas finas são ligadas por uma elegante barra cromada acima da placa. No geral, o visual ficou mais equilibrado (e harmonioso) que o da Hilux, lembrando alguns modelos da Lexus, marca de luxo da Toyota. Palavra deste repórter, que confundiu um NX200 com outra SW4 ao olhá-lo rapidamente na estrada.
A evolução frente à antiga geração se repete por dentro. Além dos bancos forrados com couro marrom de bom gosto, as superfícies emborrachadas e costuras aparentes reforçam a sensação de qualidade pela cabine. Somente o SUV, aliás, tem uma moldura envolvendo os comandos do console central, que até disfarça a presença do vetusto reloginho digital entre as saídas de ar-condicionado.
O espaço interno é suficiente para quatro adultos, com um quinto viajando espremido no banco de trás. Basta puxar uma alavanca na lateral para acessar a terceira fileira (no porta-malas), formada por dois bancos confortáveis só para crianças. Esses assentos são fáceis de dobrar, mas poderiam ser incorporados ao assoalho para não roubar tanto espaço do porta-malas. Se serve de consolo, quem viaja lá no fundão possui saídas de ar individuais e nichos para guardar pequenos objetos.
Assim como a Hilux, a nova SW4 ganhou conteúdo. O sistema de freios agora traz discos ventilados nas quatro rodas e há cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Airbag para os joelhos do motorista, volante com regulagem de profundidade, tampa traseira com acionamento elétrico, assistente de partida em rampas e controle de velocidade em declives completam as novidades. Em compensação, o SUV não traz itens presentes em modelos mais baratos, como ar digital bizona, teto solar, freio de estacionamento elétrico e até um simples amortecedor a gás para sustentar o capô.
Fôlego de sobra
A substituição do antigo motor 3.0 turbodiesel de 171 cv e 36,7 mkgf por um de menor cilindrada (2,8 litros), com mais torque (45,9 mkgf) e potência (177 cv) fez bem à SW4. Houve melhoria no consumo e desempenho. A nova caixa de seis marchas com paddle-shifts atua de forma suave, garantindo força de sobra em qualquer situação. Macia, a suspensão preza pelo conforto até nas incursões fora de estrada. Mesmo assim, continua atrás da Chevrolet Trailblazer 2.8 CTDI (200 cv e 51 mkgf), que anda mais e consome tanto quanto a SW4. Quem não for fã de diesel pode optar pelo 4.0 V6 a gasolina de 238 cv, que seguirá em linha mesmo após estrear a versão flex (4 cilindros), no segundo semestre.
Oferecida apenas na versão de SRX, a SW4 parte dos R$ 209.100 na opção V6, saltando para R$ 224.400 no caso da 2.8 TDI com cinco lugares e R$ 229.500 com sete lugares. É caro. Além da Trailblazer LTZ (R$ 192.090, e prestes a ser renovada), dependendo da versão, ela enfrenta até modelos mais refinados, como o Land Rover Discovery Sport Diesel SE (R$ 230.196), que também leva sete pessoas, é mais luxuoso e ostenta o status de uma marca 100% off-road. Mas quem compra uma SW4 não quer só requinte ou design, e sim um veículo durável e fácil de manter – mesmo tendo dinheiro suficiente para gastar mais de 200 mil reais num SUV. Aí fica difícil bater a Toyota.
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AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – O vigoroso motor 2.8 é ajudado pelo câmbio de 6 marchas de trocas rápidas.
Dirigibilidade – A suspensão macia e a posição de guiar confortável lembram um sedã – a não ser pela altura, é claro.
Segurança – Tem sete airbags, controles de estabilidade e de tração e cintos de três pontos para todos.
Seu bolso – Barata a SW4 nunca foi. Mas cobrar preço digno de Land Rover já é demais.
Conteúdo – No geral, é bem equipada, especialmente frente à geração anterior.
Vida a bordo – Espaçosa para uma família grande e silenciosa ao rodar, não tem as vibrações típicas dos motores a diesel.
Qualidade – Peças bem encaixadas e bom acabamento a distanciam da Hilux.
VEREDICTO QUATRO RODAS
Bonita de ver e boa de dirigir, a SW4 é um exemplo de evolução que esperamos em uma nova geração. Mas se custasse menos seria mais adequado ao seu posicionamento de mercado.
ACELERAÇÃO | |
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de 0 a 100 km/h: | 13,4 s |
de 0 a 1.000 m: | 34,5 s – 149,1 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | n/d |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h (em D): | 5,7 s |
de 60 a 100 km/h (em D): | 7,4 s |
de 80 a 120 km/h (em D): | 9,9 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 18,3 / 31,8 / 74,9 m |
CONSUMO | |
urbano: | 8,9 km/l |
rodoviário: | 10,6 km/l |
RUÍDO INTERNO | |
neutro / RPM máximo: | 48,5 / 76 |
80 / 120 km/h: | 58,8 / 67,5 |
AFERIÇÃO | |
velocímetro / real: | 100 / 94,1 km/h |
rotação do motor a 100 km/h em 5 marcha: | 1.500 rpm |
volante: | 3,4 voltas |
SEU BOLSO | |
preço: | R$ 229. |
garantia: | 3 anos |
concessionárias: | 141 |
Motor: | diesel, diant., longit., 4 cilindros, 16V, turbo common rail, 2.755 cm³, 92,0 x 103,6 mm, 15,0:1, 177 cv a 3.400 rpm, 45,9 mkgf entre 1.600 rpm e 2.400 rpm |
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Câmbio: | automático, 6 marchas, tração 4×2 e 4×4 |
Direção: | hidráulica, 11,8 m (diâmetro de giro) |
Suspensão: | duplo A (diant.), four-link (tras.) |
Freios: | discos ventilados (diant. e tras.) |
Pneus: | 265/60 R18 |
Peso: | 2.130 kg |
Peso/potência: | 12 kg/cv |
Peso/torque: | 46,4 kg/mkgf |
Dimensões: | comprimento, 479,5 cm; largura, 185,5 cm; altura, 183,5 cm; entre-eixos, 274,5 cm; porta-malas, n/d; tanque de combustível, 80 l |
Equipamentos de série: | ar digital, 7 airbags, bloqueio do diferencial traseiro, câmera de ré, central multimídia com tela de 7 polegadas, direção hidráulica, ESP, controle de tração, GPS, TV digital, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, rodas aro 18, partida do motor sem chave |