Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Sentença revertida

Por Redação 9 out 2012, 10h20

Por Péricles Malheiros

35 717 km

Aos 34 643 km, o câmbio do Versa deu o primeiro sinal de que algo não ia bem. “Foi preciso umas três ou quatro tentativas até que a ré entrasse. Antes disso, o carro estava na estrada, a ré sequer foi utilizada”, disse o assistente de fotografia Rodrigo Guerra. De volta à Editora Abril, nosso Versa comportou-se normalmente. Mas por pouco tempo.

Nosso revisor de texto, Renato Bacci, diz: “Não tive problema para sair da vaga, em ré, mas no dia seguinte ela não engatava mais”. Renato conta ainda como foi o retorno de São Pedro à capital paulista: “Voltei em quarta marcha, a 100 km/h, pois a quinta não entrava”.

Em São Paulo, o carro foi encaminhado para a Itavema, onde a consultora pediu de um a dois dias para analisar o caso. No terceiro, sem retorno, entramos em contato. “Vamos substituir a válvula de pressão do óleo do câmbio, mas a análise ainda não foi concluída”, disse a consultora. No mesmo dia, mais novidades:

“Há um problema num dos varões de engate. Vamos trocar a caixa inteira. Solicitei um câmbio completo à fábrica. Vai demorar uns 30 dias, mas você tem direito a um carro reserva, é só ligar no 0800 da Nissan”. Entramos em contato no mesmo dia e a atendente ficou de dar um retorno. Sem resposta do 0800, voltamos a ligar cinco dias depois. Passaram-se outros seis até que o carro reserva fosse liberado. Declinamos da oferta.

No fechamento desta seção, 23 dias após o carro dar entrada na Itavema, a concessionária devolveu o Versa. Um outro consultor disse: “Não entendo por que minha colega cogitou a troca do câmbio. O problema estava no dispositivo de controle da transmissão”. A peça trocada nada mais é que um simples trambulador, cuja função é transmitir para a caixa de câmbio a seleção de marchas feita pelo motorista na alavanca. Exceto pela manopla que se soltou pouco tempo após a devolução, o câmbio doVersa voltou ao normal.

Continua após a publicidade

Consumo

No mês (35,2% na cidade): Etanol – 9,5 km/l

Desde jan/12 (25,9% na cidade): Etanol – 9,2 km/l

Principais Ocorrências

34 810 km: impossibilidade de engate da quinta marcha e ré

35 504 km: Manopla do câmbio solta

Após quase um mês em reparo, nosso Versa voltou. Cinco dias depois, a manopla se soltou.

 

Continua após a publicidade

Publicidade