Por Péricles Malheiros
54 245 km
Nosso Cruze continua em ritmo acelerado rumo ao desmonte, aos 60000 km. Se na edição passada reportamos o atendimento da revisão de 40 000 km, agora é a vez de contar como foi a última parada programada do nosso sedã.
A revisão dos 50 000 km foi feita na concessionária Aba, no município de Cotia, localizado a 35 km da capital de São Paulo. Como complemento à revisão, solicitamos apenas os serviços de alinhamento de direção e balanceamento e rodízio das rodas.
A manutenção, realizada de um dia para o outro, foi feita a contento. Aliás, superou as expectativas. Na conferência dos serviços, feita pelo nosso consultor técnico Fabio Fukuda, foi detectado que o filtro de ar foi substituído em cortesia (ou por engano), uma vez que o plano de manutenção prevê a troca a cada 40000 km. “O filtro ainda estava novo, pois foi trocado na última parada”, disse Fukuda.
Pelo serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio, a Aba cobrou 160 reais, o valor mais alto entre todas as revisões já feitas no Cruze – três autorizadas cobraram 100 reais e uma, 120. Como em todas as revisões, o rodízio não seguiu o esquema indicado no manual do proprietário, que preconiza a inversão de lado (do direito para o esquerdo e vice-versa) ao passar as rodas do eixo traseiro para o dianteiro. Na Fukuda Motorcenter, corrigimos a posição de acordo com a indicação no manual do proprietário.
Na ocasião, notamos a ausência de algumas capas de acabamento dos parafusos das rodas. “Elas entram sob pressão e não há ferramenta para retirá-las. Ao colocar a chave para desapertar os parafusos, algumas capas acabam trincando e perdem pressão”, diz Fukuda.
Veterano na frota, o Cruze se encaminha para suas últimas missões antes do desmonte: a simulação de venda e o teste na pista de Limeira.
Consumo
No mês (33,6% na cidade): Etanol – 6,9 km/l
Desde nov./11 (28,1% na cidade): Etanol – 7,1 km/l
Trincadas, algumas capas de parafuso perderam a pressão e caíram pelo caminho.