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Porsche Macan Turbo: na moda e com estilo

SUV compacto é o carro da moda. E que tal um desses com a grife Porsche? Agora, acrescente um motor de 400 cavalos. Essa é a receita do Macan

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2017, 20h05 - Publicado em 19 mar 2015, 16h03
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  • O Macan passou o Cayenne e é o POrsche mais vendido no Brasil
    O Macan passou o Cayenne e é o POrsche mais vendido no Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Duas coisas estão em alta no Brasil. Uma delas é o preço do dólar. A outra são os SUVs compactos. No mundo dos automóveis, não há outra categoria que ande despertando tanto desejo. E as montadoras estão aproveitando a moda, que não parece ser passageira.

    Nessa onda, a Porsche surfa com o Macan, que ostenta as linhas do momento. Em 2016, ele foi disparado o modelo mais vendido da marca no planeta – 95.642 unidades, contra 70.867 do Cayenne (outro SUV) e 32.365 das várias versões do 911.

    Levamos para a pista a versão Turbo, a mais cara e mais apimentada do modelo. Seu V6 3.6 turbinado bateu um dos recordes de QUATRO RODAS. Na categoria dos SUVs, é o mais rápido do mercado: vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

    Rodas aro 21 calçam pneus de alta performance: 265/40 na frente e 295/35 atrás
    Rodas aro 21 calçam pneus de alta performance: 265/40 na frente e 295/35 atrás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Essa marca é atingida com ajuda do pacote Sport Chrono – item de série em todos os Macan Turbo trazidos ao país. Trata-se de uma interface esportiva que modifica o comportamento do motor, da suspensão e transmissão, elevando ao máximo a capacidade esportiva do SUV.

    No alto do painel, um cronômetro analógico denuncia o equipamento, mas o componente mais importante é o botão Sport Plus no centro do console, ao lado da alavanca de câmbio. Com o recurso acionado, as trocas de marcha são realizadas em maior rotação do motor (o corte de injeção é feito a 6.700 rpm) e as respostas da direção elétrica ficam mais ariscas.

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    Cronômetro com relógio fica no centro do painel
    Cronômetro com relógio fica no centro do painel (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas a função mais legal é a Launch Control, responsável por robotizar as arrancadas a partir da inércia. Com o carro parado, basta acelerar com o freio acionado. O giro do motor sobe até o limite de rotação para o máximo de torque (56,1 mkgf entre 1.350 e 4.500 rpm) e a eletrônica evita que as rodas patinem, também no limite de aderência dos pneus. Para largar, basta liberar o pedal de freio.

    Nas fotos, e até pessoalmente, o Macan aparenta ser menor do que realmente é. Mas os números confundem a percepção, pois as medidas não são de um veículo tão reduzido (e leve): são 469,9 cm de comprimento, 192,3 cm de largura e 1.925 kg. São valores espantosos: como um familiar de quase 2 toneladas vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos?

    Motor V6 3.6 gera 400 cv e 56,1 mkgf
    Motor V6 3.6 gera 400 cv e 56,1 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Chamá-lo de familiar, aliás, talvez seja um exagero. Apesar das dimensões avantajadas, o espaço interno não está entre as virtudes do alemão.

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    O porta-malas comporta 500 litros, mas a cabine só oferece conforto para quatro adultos – ainda que haja cinco lugares. O túnel central elevado toma a área das pernas do ocupante. Mas há uma boa justificativa: o Macan tem tração integral.

    O motorista não interfere no seu funcionamento, mas pode monitorar a distribuição entre os eixos pelo mostrador no quadro de instrumentos. Esse sistema trabalha em conjunto com a transmissão automatizada de dupla emb eagem, dotada de sete marchas. E é possível fazer mudanças manuais pela alavanca ou por borboletas atrás do volante.

    Nada menos que 96 botões estão disponíveis para o motorista
    Nada menos que 96 botões estão disponíveis para o motorista (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    É bem provável que nenhum dono vá se aventurar na terra com um Macan. Mas, ainda assim, o carro dispõe da função off-road. Esse comando atua a até 80 km/h e privilegia o torque em baixa rotação, adaptando o mapa de aceleração a pisos de pouca aderência.

    Além disso, atua na suspensão pneumática, aumentando a distância em relação ao solo em 40 mm, subindo para 230 mm. No modo normal, a suspensão a ar mantém a carroceria 15 mm mais baixa em comparação com as versões equipadas com molas de aço.

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    Por R$ 542.000, a lista de equipamentos de série tem várias páginas. Há teto solar panorâmico, câmera de ré com sensores sonoros e Park Assist, ar-condicionado de três zonas, tela touch screen de 4,8 polegadas com TV digital, monitor de pressão dos pneus, faróis de xenônio direcionais, bancos esportivos com memórias e sistema de som Bose.

    Teto panorâmico é item de série na versão turbo
    Teto panorâmico é item de série na versão turbo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não por menos, o motorista é cercado por 96 botões – são 16 só na porta do condutor. Mas é possível abrir mão de alguns itens, e de vários cavalos no motor, para levar o Macan S (versão intermediária), que sai por R$ 427.000. Essa configuração conta com um V6 3.0 de 340 cv e não tem o Sport Chrono (que é opcional). Também perde os faróis de led e o sistema de som Bose. As rodas são menores (aro 18) e o ar é bizona.

    Já a versão de base começa em R$ 333.000 e tem motor 2.0 de quatro cilindros. São preços expressivos, mas bem abaixo do irmão maior, o Cayenne, até então líder de vendas da casa. O grandalhão parte de R$ 399.000 (V6 3.6) e chega a R$ 952.000 (Turbo S).

    Quadro destaca o conta-giros, mas um velocímetro digital trabalha em duplicidade com o analógico
    Quadro destaca o conta-giros, mas um velocímetro digital trabalha em duplicidade com o analógico (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Avaliação do editor

    Direção, freios e suspensão – a assistência elétrica variável não é excessivamente macia, algo comum nesta configuração. E isso é ótimo em condução esportiva.

    Motor e câmbio – seu motor tem 400 cv. Precisa falar mais? A transmissão PDK, de dupla embreagem, é o destaque da Porsche. Quase não se nota interrupção de tração durante as trocas de marcha.

    Carroceria – seu visual ainda é atual e alia certa discrição com os traços típicos de um Porsche. Dá para chamá-lo de esportivo sem forçar a barra.

    Vida a bordo – o nível de acabamento é impecável e a qualidade dos materiais está livre de críticas. Até o carpete do assoalho tem textura agradável ao toque.

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    Segurança – tem ESP, oito airbags de duplo estágio, piloto automático adaptativo e alerta de colisão iminente.

    Seu bolso – quem pensa em custo-benefício não compra Porsche. É o carro mais caro do segmento e o mais bem-equipado.

    Veredicto QUATRO RODAS

    As qualidades do Macan são quase óbvias: desempenho excepcional, luxo indiscutível e acabamento irretocável. Mas, no Brasil, tudo isso vem a um preço exorbitante.

     

    Teste de pista (com gasolina)

     

    Ficha Técnica – Porsche Macan Turbo

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