Responda: você está vendo um veículo de passeio ou um utilitário comercial? Essa pergunta teve de ser respondida antes de avaliarmos a novidade da Mercedes. E a resposta é clara: ambos. Quem trabalha com transporte executivo vai enxergar o Vito como uma nova opção para o uso comercial. Mas famílias numerosas que costumam passear juntas também devem se interessar por essa van importada da Argentina.
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Ao trazer o Vito ao país, a Mercedes começa a atuar num segmento inédito para a marca, um seara com poucos rivais: Jinbei Topic, JAC T8, Kia Carnival, Chrysler Town & Country. Porém, nenhum deles é rival direto. É pouco provável que uma família compre uma Topic para passear.
O JAC ainda é um desconhecido do público, leva sete e custa bem menos (R$ 93 990). No extremo oposto, Kia e Chrysler são caros e superequipados: estão na faixa dos R$ 250 000.Partindo de R$ 129 990, esse Mercedes tem preço de sedã de luxo e características que lembram um carro: usa motor flex 2.0 turbo (uma variante do propulsor que equipa o Classe C), porém, conectado a uma transmissão manual – não haverá caixa automática. Vem de série com ar-condicionado de duas zonas, vidros elétricos, sistema de som com USB e Bluetooth integrado ao volante multifuncional, coluna de direção ajustável, porta corrediça com mola de impulso para facilitar o fechamento, rodas de liga leve de 16 polegadas (ou 17, opcional), controle de estabilidade e assistente de rampa.
Esse pacotão de equipamentos, que se encontra em carros familiares, é combinado com traços de um veículo comercial: 690 litros no bagageiro (mesmo com os oito bancos em uso), assentos removíveis, assoalho coberto com carpete plástico impermeável e autonomia elevada (805 km).
Mas há um aspecto ruim da confusão acerca do que é o Vito. Sem dúvidas é um Mercedes. No entanto, não espere o mesmo nível de acabamento da linha de automóveis de passeio. Embora seja bem-acabado, os plásticos utilizados nas portas, painel e console são rígidos e apresentam traços de rebarbas. Os bancos de courino decepcionam a expectativa que se tem com a marca da estrela. Poderia haver uma alternativa com material de melhor qualidade, ainda que opcionalmente.
Porém, a falha mais grave é sentida atrás do volante: não há sensor de estacionamento ou câmera de ré, nem como opcional. Não é fácil manobrar um utilitário de 5,14 metros. Essa ausência pode levar o cliente a instalar o equipamento em lojas independentes – o que pode comprometer o funcionamento adequado do sistema. Até o Smart, com 2,7 metros de comprimento, tem esse auxiliar.
A versão de passageiros (Tourer 119) é oferecida em duas configurações: Comfort 8+1 (R$ 129 990) e Luxo 7+1 (R$ 139 990) – testamos a mais cara, que carrega um a menos. O Vito de nove lugares tem bancos de tecido e assento inteiriço na frente. Ambos podem ser dirigidos com CNH de categoria B, mas a van só será vendida nos concessionários de veículos comerciais da marca.
VEREDICTO
Oferece conforto, bom desempenho e carrega oito. Boa opção para quem trabalha com transportes ou tem uma família numerosa.
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ACELERAÇÃO | |
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de 0 a 100 km/h: | 11,2 s |
de 0 a 1000 m: | 32,2 s – 161 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 160 km/h (dado de fábrica) |
RETOMADA | |
de 40 a 80 km/h (3ª marcha): | 7,2 s |
de 60 a 100 km/h (4ª marcha): | 11,2 s |
de 80 a 120 km/h (5ª marcha): | 19,9 s |
FRENAGENS | |
60/80/120 km/h: | 16,2 / 28,7 / 66,3 m |
CONSUMO | |
urbano: | 8,3 km/l |
rodoviário: | 11,5 km/l |
Preço: | R$ 139.990 |
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Motor: | diant., flex, transv., 4 cil., 1 991 cm3; 16V, turbo, 184 cv a 5 500 rpm, 30,6 mkgf entre 1 250 e 4 000 rpm |
Câmbio: | manual, 6 marchas, tração traseira |
Suspensão: | McPherson (dianteira e traseira) |
Freios: | discos vent. (diant.)/discos sólidos (tras.) |
Direção: | elétrica |
Rodas e pneus: | liga leve, 195/65 R16 |
Dimensões: | comprimento, 514 cm; altura, 191 cm; largura, 192,8 cm; entre-eixos, 320 cm; peso, 2 175 kg; tanque, 70 l |
Equipamentos de série: | ESP, ar-condicionado frontal e traseiro, volante multifuncional, Isofix, monitor de cansaço |