PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mercedes-Benz CLA x Audi A3 Sedan

Os dois sedãs chegam juntos para competir em um segmento novo para as alemãs. Qual leva a melhor?

Por Hairton Ponciano Voz | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 21 mar 2024, 08h01 - Publicado em 18 mar 2014, 22h54
comparativos
 (/)
Continua após publicidade
comparativos

O Mercedes-Benz CLA 200 e o Audi A3 Sedan acabaram de ser lançados no Brasil e são semelhantes em muitas coisas. Por fora, mesclam linhas de sedã e cupê. Trazem tecnologia, elegância, luxo, conforto, segurança, motores turbo e câmbios de sete marchas com dupla embreagem. Apesar da cilindrada diferente (1.8 no Audi e 1.6 no Mercedes), os dois têm injeção direta e o mesmo torque (25,5 mkgf), que se manifesta a partir da mesma rotação (1 250 rpm).

Ambos foram concebidos na Alemanha e são montados na Hungria. Até em algumas falhas se parecem: nenhum vem com sensor de estacionamento ou câmera de ré, algo raro em automóveis de mais de 100000 reais. Enfim, os dois se entendem muito bem falando alemão, mas a dupla acaba de desembarcar no Brasil e eles têm de se entender é com a gente. Por isso, vamos às diferenças.

O primeiro impacto é visual, e neste aspecto o CLA se destaca.A gente tende a gastar mais tempo olhando para ele do que para o A3 Sedan. A frente transmite agressividade e as linhas vão se suavizando nas laterais. O curioso é que, embora o A3 seja um sedã com jeitinho de cupê, o CLA é exatamente o contrário: um cupê que quer ser sedã, por causa do porta-malas mais bem definido do que no Audi.

No Mercedes, a beleza está espalhada por 4,63 metros, 17,4 cm a mais que o A3 Sedan. Como a altura é quase a mesma (1,43 metro no CLA e 1,42 no Audi), o Mercedes tem aparência mais esguia. Os dois têm leds nos faróis e nas lanternas. Na frente, ambos possuem funções de luzes diurnas, complementadas pelos faróis de xenônio. Tudo de série.

Engana-se quem acha que a frente alta do Mercedes compromete a aerodinâmica. Além de agradar aos olhos, o CLA briga menos com o vento. O modelo tem Cx 0,23, um recorde entre carros de passeio. No A3 Sedan, o Cx é 0,30, substancialmente pior.

A vantagem que o Mercedes abre quando se fala de estilo e aerodinâmica começa a diminuir ao se mudar o assunto para desempenho. O CLA 200 e seu 1.6 turbo de 156 cv não são páreo diante do 1.8 turbo TFSI de 180 cv do A3. A melhor aerodinâmica ajuda, mas no nosso teste de aceleração o CLA precisou de 9,6 segundo para ir de 0 a 100 km/h, bem acima dos 8,0 do Audi. Além dos 24 cv a menos, o Mercedes tem 135 kg a mais (1 430 contra 1 295), resultado direto da maior quantidade de lataria. Ambos têm capô de alumínio, material igualmente presente em componentes da suspensão de ambos.

Continua após a publicidade

Embora os dois sedãs tenham transmissão automatizada de dupla embreagem e exatamente o mesmo torque no motor, o A3 exibe retomadas de velocidade mais rápidas graças ao conjunto mais bem afinado. Você acelera e sabe que ali está um câmbio de dupla embreagem. No Mercedes, você precisa conferir na ficha técnica. Quer ver o Audi encostar de vez e ultrapassar? Pois aí vão os preços: o A3 está chegando por 116400 reais, enquanto CLA 200 Turbo 1st Edition custa 150 500 reais.

O CLA é agradável ao volante. Na pista de Limeira (SP), o modelo mostrou bom nível de estabilidade. Mas também nesse aspecto o A3 é superior. A dupla tem tração dianteira e suspensão independente, porém o Audi provou ter limite um pouco superior em curvas. Mesmo com rodas menores (aro 17 contra 18) e pneus ligeiramente mais altos (225/45 contra 225/40), o A3 é um carro mais “na mão” e permitiu contornar as curvas da pista com maior velocidade, sem sustos. No teste de frenagem o Audi também superou o oponente.

A instrumentação do CLA lembra a dos demais Mercedes. A tela de 7 polegadas traz informações do veículo, além de GPS, DVD e até internet. Pena que não é touch: os comandos são feitos pelo botão no console. Até aqui o A3 ganha: a tela é mais fina (1,1 cm) e retrátil, útil para escondê-las da cobiça alheio. Eles também vêm com start-stop, sistema que desliga o motor em paradas longas, e com seleção entre os modos de condução, privilegiando economia ou esportividade. Se perdeu em desempenho, o Mercedes deu o troco em economia: o motor mais contido em potência provou que é moderado nos gastos: fez 11,2 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, ante 10,5 e 13,9 km/l do A3. Além de beber menos, o Mercedes agrada mais que o A3 no banco traseiro, onde os passageiros encontram mais espaço, graças ao entre-eixos 6 cm maior (2,7 m). Quanto ao espaço no porta-malas, outra vantagem do Mercedes, que tem 470 litros de volume, contra 425 do Audi.

Tão parecidos entre si, a vitória do A3 se deu nos detalhes. Ainda assim, detalhes que não passam despercebidos. O preço exagerado do Mercedes, por exemplo, não dá para esconder.

CLA DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Continua após a publicidade

Tem boa estabilidade, mas é um modelo que privilegia conforto. Direção (eletromecânica) e freios agradam, sem surpreender.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

O câmbio de dupla embreagem não tem trocas tão rápidas como no Audi. O motor 1.6 turbo privilegia economia.

★★★★

CARROCERIA

É uma aula de design e de aerodinâmica. O departamento de estilo da Mercedes, que já havia dado à luz obras como o CLS, voltou a marcar um golaço com este sedã derivado

Continua após a publicidade

do Classe A.

★★★★★

VIDA A BORDO

Há bastante espaço na frente e atrás. Agrada em acabamento e no nível de equipamentos.

★★★★☆

SEGURANÇA

Vem com sete airbags, e, a exemplo do Audi, emprega aços de alta resistência em áreas onde se requer maior proteção. O controle de estabilidade não gosta de brincadeiras e entra em ação ao menor sinal de risco.

Continua após a publicidade

★★★★☆

SEU BOLSO

Eis aqui o calcanhar-de-aquiles. É difícil de entender seus 147500 reais. Isso é mais do que a Mercedes pede pelo Classe C, e muito mais do que a Audi quer

pelo A3 Sedan.

★★★☆

A3 SEDAN DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Garante prazer ao volante e transmite muita confiança, graças à direção eletromecânica de respostas precisas, suspensão bem calibrada e freios eficientes.

Continua após a publicidade

★★★★☆

MOTOR E CÂMBIO

A dupla forma um dos melhores conjuntos da atualidade. O câmbio de dupla embreagem faz trocas rápidas, e o motor turbo combina as vantagens da injeção direta e indireta.

★★★★★

CARROCERIA

O estilo é moderno, com o porta-malas curto e jeitão de cupê.

★★★★☆

VIDA A BORDO

Falta sensor de estacionamento e câmera de ré, mas de resto o motorista não tem muito do que reclamar. Já os passageiros do banco de trás podem sentir algum aperto para as pernas.

★★★★

SEGURANÇA

São sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelhos), além de um dispositivo capaz de frear o carro após um acidente grave, para atenuar os danos. Os freios seguram muito bem o veículo.

★★★★☆

SEU BOLSO

Chegou com preço competitivo. Mas, quando a versão 1.4 vier (o que deve acontecer no decorrer deste ano), o modelo deverá custar menos de 100 000 reais.

★★★★☆

VEREDICTO

O CLA conquista pelo estilo, tanto externo como interno, além de ser confortável. Mas fica devendo na hora de acelerar. O A3 tem um pacote mecânico melhor e, ainda que o design não empolgue como o do oponente, é atraente. Como ambos se equivalem em equipamentos e o Audi é mais barato, ficou na dianteira.

>> Confira o desempenho dos carros

>> Confira a ficha técnica dos carros

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.