40539 km
E eis que nosso Hyundai i30 alcança a marca dos 40 000 km. É chegada a hora de mais uma revisão. É só pegar o telefone da concessionária escolhida, ligar e… descobrir que há novidades. “Para revisões, ligue para o número (11) 3040-8555″, informou a atendente. Uma central? Pois é. Agendar revisões no grupo Caoa – detentora da maioria esmagadora das concessionárias da marca -, agora, é assim. Só que, nesse telefone, uma voz gravada nos encaminha para o número 0300-1043000.
O novo número (a ligação custa cerca de 0,05 real por minuto) ainda não estava funcionando… Voltamos então ao primeiro número de telefone. “Você pode nos passar seu telefone, pois o sistema está fora do ar e eu não consigo agendar”, disse a atendente. Sem retorno, tentamos novamente no dia seguinte. E o sistema permanecia inativo. “Me passa teu contato que eu te ligo assim que o sistema funcionar. Não adianta ligar nas concessionárias, o sistema é interligado e você não vai conseguir agendar nada. Mas pode rodar até 1 000 km acima da quilometragem, sem problemas”, afirmou a atendente, “desautorizando” a recomendação do manual do proprietário, que estipula 500 km de tolerância máxima.
No terceiro dia recebemos, finalmente, uma ligação. Retornamos através do 0300 – que funcionou perfeitamente nessa terceira tentativa – e a atendente nos ofereceu as opções de concessionárias próximas do nosso endereço e as datas disponíveis para o agendamento do serviço. Falou, inclusive, quem receberia o carro na concessionária. “Essa centralização ainda é recente”, explica a atendente do grupo Caoa. E, pelo que vimos, tem tudo para funcionar bem.
Consumo
No mês (28,7% na cidade): Gasolina – 10,2 km/l
Desde dez/09 (30,2% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l