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Citroën C3 passa pela primeira revisão e tem melhor serviço em anos

Nosso Citroën C3 já passou por revisão. Junto, recebeu as primeiras correções apontadas pela fábrica e a oferta de serviços inúteis

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 out 2023, 14h40 - Publicado em 18 set 2023, 17h10

Aceleradinho, nosso Citroën C3 já parou para sua primeira revisão, aos 10.000 km. Escolhemos a Citroën Savol, de São Bernardo do Campo (SP), para esse primeiro serviço, que consiste de troca do óleo e do filtro de óleo do motor. Ao abrir a ordem de serviço, nosso carro estava incluído em apenas duas das quase 20 ações de campo (como chamam as correções necessárias em carros vendidos) já divulgadas aos concessionários para o Citroën C3: verificação da tampa do tanque de combustível e dos sensores traseiros do freio ABS.

Na tabela, é uma revisão barata, custa R$ 486. Mas ainda ofereceram serviços não preconizados no plano de manutenção da Citroën, como verniz para o motor que promete evitar ressecamento das partes plásticas e borrachas, aditivo de combustível, higienização do ar-condicionado e lavagem. Dispensamos, mas incluímos alinhamento e balanceamento das rodas (R$ 220) e a troca do filtro de ar-condicionado (R$ 100) elevando a conta para R$ 806.

Aproveitamos e deixamos registrada reclamação para os recorrentes travamentos da central multimídia tanto com smartphones com sistema Android Auto quanto Apple CarPlay. Disseram que passariam o scanner em busca de erros, sem sinalizar uma suposta atualização que vem sendo feita no aparelho de alguns carros.

C3
Aos 10.000 km, uma correção na vedação da tampa do bocal de abastecimento (Henrique ROdriguez/Quatro Rodas)

saC3

O carro ficou pronto uma hora antes do previsto e, na entrega, falaram sobre as intervenções feitas a pedido da fábrica. A tampa do tanque de combustível recebeu uma borracha extra para vedação e o freio traseiro foi analisado e, de acordo com a oficina, está dentro da normalidade. Quanto à central multimídia, o que fizeram foi reiniciar o sistema e pediram para gravar quando os travamentos acontecerem para que seja enviado para a engenharia da fabricante. Não houve cobrança além do que já estava previsto na ordem de serviço.

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Não lembramos quando foi a última vez que uma revisão havia sido executada corretamente em nossos carros. Óleo e filtro foram trocados, assim como o filtro do ar-condicionado, original e, por sinal, dividido em duas peças e ainda fabricado na Índia – que é o país de origem do projeto do C3. Até o rodízio dos pneus fizeram corretamente, para a nossa surpresa. Ponto para a Savol.

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C3
Filtro do ar-condicionado, dividido em duas peças, ainda é importado (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O editor de arte Fabio Black usou o Citroën C3 por alguns dias após a revisão e reforçou o coro de quem sente falta de mais apoios para o corpo. Além das queixas para o assento alto mesmo quando na altura mínima, que dificulta a movimentação das pernas, e para a falta de apoio lateral no encosto dos bancos, anotou uma crítica, no diário de bordo, para falta de apoio para o pé esquerdo. “Onde seria o ‘quarto pedal’ para deixar o pé, já está a caixa de roda revestida só com carpete. Os Fiat têm um apoio de plástico ali, que por vezes me vi procurando”, disse o editor.

Carros não são unanimidade e a direção leve e direta que já recebeu elogios não agradou tanto ao Black: “Como o ponto H é alto, acho que a direção um pouquinho mais lenta daria um comportamento de SUV”.

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Citroën C3 – 10.542 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 8.010
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.433

Revisão: R$ 806

Consumo: No mês: 11,2 km/l com 30,7% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  12,8 km/l com 29,8% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

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