Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lexus UX 300h é um Corolla Cross de luxo com dinâmica de hatch médio

Ele traz luxo e confortos de marca premium e estreia a nova geração do sistema híbrido que o deixou mais potente e econômico

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2024, 21h33 - Publicado em 31 out 2024, 21h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presença do Lexus UX no Brasil não é novidade. Desde 2019 este SUV de porte médio é o carro de entrada da marca de luxo japonesa. O que muda para a linha 2025 é o conjunto mecânico a adoção de algumas tecnologias com foco no conforto e o preço.

    Sai o Lexus UX 250h e chega o UX 300h com o discreto ganho de 14 cv que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 s, ou 0,4 s mais cedo. Mas o grande ganho está na redução do consumo de combustível, em especial, na cidade. Segundo o Inmetro, o SUV faz 17,3 km/l no ciclo urbano enquanto o modelo anterior fazia 16,7 km/l. Já na estrada a média se manteve em 14,9 km/l.

    Como anda?

    A Lexus o classifica o UX como crossover, mas tem altura livre do solo e ângulos de ataque e saída suficientes para poder ser classificado como um SUV médio. Basta ver que tem 2,64 metros de entre-eixos, mesma medida de um Toyota Corolla Cross. Contudo, é 10 cm mais baixo com 1,52 m e 3 cm mais comprido, com 4,49 metros. A largura é a mesma: 1,84 m.

    Continua após a publicidade
    Lexus UX300H
    (Divulgação/Lexus)

    É o fato de ser mais baixo que confere uma dinâmica exemplar. O centro de gravidade mais baixo que outros SUVs permite que o Lexus contorne curvas com naturalidade e sem o menor sinal de rolagem. Isso também beneficia a estabilidade da carroceria como um todo com dinâmica digna dos extintos hatches médios ou de sedãs com alguma pretensão esportiva.

    O UX 300h estreia a quinta geração do sistema híbrido que combina o motor 2.0 a gasolina com 152 cv e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv  extras que o modelo anterior. O funcionamento é de híbrido pleno, ou seja, não há necessidade de recarregar a bateria.

    Na estrada, o motor elétrico entra em ação para eliminar qualquer sinal de morosidade em ultrapassagens, mas também contribui para a diversão ao volante. Mas quando a potência máxima é necessária o ruído do motor 2.0 invade a cabine e gera certo incômodo. O isolamento acústico, porém, ainda merece elogios por filtrar o barulho dos pneus com o pavimento e o ruído do exterior em todos os outros momentos.

    Lexus UX300H
    (Divulgação/Lexus)

    É a combinação dos dois motores que garante o bom funcionamento do câmbio eCVT. A vida a bordo é beneficiada por uma ergonomia privilegiada, graças ao fato da tela da central multimídia e os comandos do ar-condicionado estarem voltados para o motorista. 

    O que mudou?

    Houve a introdução de um novo tipo de bateria, mais leve e moderna, com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior de níquel metálico). O conjunto continua instalado sob o banco traseiro. 

    A outra mudança está no interior, que ganhou o quadro de instrumentos digital de 12,3”, que pode ser personalizado com três tipos de layout. Os botões dos comandos das portas também são novos e a alavanca de câmbio foi substituída por um seletor do tipo joystick. 

    Continua após a publicidade

    A central multimídia com 12,3” é a mesma e mantém a conexão sem fio com Apple Car Play e por cabo com Android Auto. Há, ainda, cinco portas USB e um carregador por indução no console central. 

    Lexus UX300H

    E o lançamento ainda ganhou a possibilidade de ativar o piloto automático adaptativo em qualquer velocidade – no UX 250h era a partir de 40 km/h. Para completar, também traz o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicleta. Segundo a marca, ocorre inclusive o travamento das portas para impedir mesmo qualquer acidente. 

    Continua após a publicidade

    Todos os sistemas já existentes, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, monitoramento de saída de faixa e farol alto automático, estão mantidos. 

    O preço do Lexus UX 300h não assusta tanto: R$ 299.990. Explico. A versão topo de linha do UX 250h era mais cara, R$ 313.990, e os equipamentos da versão única do UX 300h são compatíveis com essa opção mais cara. Portanto é possível concluir que o SUV ficou mais barato. 

    Lexus UX300H

    Continua após a publicidade

    E ele é mais acessível que os rivais diretos também. O BMW X1, com seu motor 2.0 a gasolina de 192 cv, parte de R$ 318.950 e o Mercedes GLA, que parte de R$ 339.900, é equipado com motor 1.3 turbo de 163 cv e sistema híbrido leve.

    Caso não precise de tanto espaço no seu dia a dia e tenha apreço por luxo e prazer ao dirigir, o modelo de entrada da Lexus pode ser ideal pra você.

    Ficha técnica – Lexus UX 300h

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.