Ka: manual diz uma coisa, o site da Ford diz outra
Ka: manual diz uma coisa, o site da Ford diz outra
Quilometragem: 40 039 km
O Ka passou pela quarta revisão, na autorizada Mix. Aproveitamos a parada para pedir um ajuste nas portas e no porta-malas, difíceis de fechar. No final, o técnico disse ter feito uma lubrificação das peças, mas na prática nada mudou. A Mix cobrou o valor sugerido pela revisão, R$ 920, mas trocou as velas e o fluido de freio desnecessariamente.
No campo que mostra os serviços previstos na revisão de 40 000 km (ou 24 meses), a marca indica a troca do fluido. Em outra área do site – na verdade, em um arquivo que deve ser baixado para só então ter seu conteúdo visualizado – surge a explicação: a troca do fluido é feita por tempo, não por quilometragem. Já as velas devem durar 60 000 km – mas, de novo, isso só é informado no arquivo à parte.
Não é demais lembrar que a Ford mudou a estratégia de revisão de seus carros desde a estreia da linha 2015. E, desde então, o plano de manutenção tem gerado confusão — junto aos clientes e até às concessionárias. No nosso caso, o manual nos levou a perder a primeira revisão dos 5 000 km (entenda o ocorrido clicando aqui). E o pior: o erro estava tanto no manual do carro quanto no site da Ford. Consultada sobre a divergência de informações a respeito da revisão de 40 000 km, a Ford se limitou a explicar apenas o lado técnico, sobre o qual, aliás, não tínhamos dúvidas.
No mês: | 8,9 km/l com 47,9% de rodagem na cidade |
Desde fev/15: | 9,9 km/l com 26,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
Combustível: | R$ 324 |
Revisão: | R$ 920 |
Alinhamento: | R$ 160 |
Versão: | SEL 1.0 |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 997 cm3, 12V, flex, 85/80 cv a 6 500 rpm, 10,7/10,1 mkgf a 4 500 / 3 500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas |