Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jaguar XF: modernidade clássica

Sucessor de uma linhagem aristocrata, o Jaguar XF de segunda geração aposta em esportividade e design agressivo sem esquecer suas raízes

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 2 fev 2023, 15h46 - Publicado em 11 abr 2016, 15h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jaguar XF

    Duas coisas me afastam dos coquetéis que a Jaguar oferece a potenciais clientes: dinheiro e idade. Faltam-me ambos. Mas vamos nos concentrar no segundo item. Aos 35 anos, sou muito jovem para um XF, já que a faixa etária dos compradores do modelo varia entre 40 e 60 anos. Atrás do volante, tive a sensação de ter pegado o carro de meu pai – isso, claro, se ele atendesse ao primeiro critério que citei. Porém, essa percepção é um sinal dos novos tempos.

    Há 11 anos, se estivéssemos falando do S-Type (antecessor do XF), a impressão seria de eu ter afanado as chaves do meu avô. E essa guinada de imagem não ocorreu por acaso. A Jaguar quer conquistar um público mais jovem e agradar a uma geração que não quer ser vista em automóveis caretas. Por isso, a segunda geração do XF está recheada de truques incomuns à fidalguia: rodas pretas, bancos vermelhos e oferta de cores mais ousadas – como a pintura vinho da unidade avaliada. Não há cromados na carroceria. O filete brilhante que ligava as lanternas traseiras foi substituído por uma régua em piano black. Por dentro, as poucas peças reluzentes têm acabamento fosco.

    Jaguar XF

    Até a parte mecânica rompe tradições: a versão de entrada é adepta do downsizing (usa motor 2 litros de 240 cv) e faz uso de turbocompressor. Porém, os acenos da nobreza são evidentes, como no passado: há couro legítimo nos bancos e Alcantara no teto e colunas internas. E pela primeira vez a assistência de direção é do tipo elétrico, recurso que a Jaguar evitou por anos. Para aumentar o espaço para as pernas de quem viaja atrás, o entre-eixos foi alongado em 51 mm (296 cm). E os passageiros contam com saídas de ar e tomadas de 12V.

    Continua após a publicidade

    Jaguar XF

    Outra estreia é a carroceria feita de alumínio, metal que reduziu o peso em 190 kg, em comparação com a geração anterior. A distribuição de peso está próxima de 50/50, medida que favorece a estabilidade.

    Apesar de seus 495,4 cm de comprimento, o XF é fácil de manobrar e bom de curva. Ele emprestou a suspensão do tipo duplo A do esportivo F-Type. E conta com um sistema de vetorização de torque por frenagem. Essa tecnologia freia as rodas internas à curva em condições extremas, ajudando o motorista a efetuar contornos fechados em maior velocidade. Mas isso não se reflete em rodagem dura (como no Série 5 e Audi A6). Esse britânico tem suspensão macia e aceleração progressiva e sem trancos.

    Jaguar XF

    Continua após a publicidade

    O XF R-Sport (R$ 288.600) se diferencia da Prestige (R$ 264.700) pelo pacote visual: rodas pretas, assentos esportivos e body kit com para-choques mais agressivos. No topo da gama, o XF S custa R$ 381.100 e oferece um V6 3.0 de 380 cv. Com essas credenciais, a Jaguar espera liderar  esse segmento de sedãs de luxo.

    VEREDICTO

    A evolução do XF foi brutal. Tem visual magnético, interior bem feito e longa lista de equipamentos. Além disso, o preço é competitivo perto dos rivais.

    Teste de pista
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h: 7,7 s
    de 0 a 1.000 m: 28,2 s / 190 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA: 250 km/h (dado de fábrica)
    RETOMADAS
    de 40 a 80 km/h: 3,5 s
    de 60 a 100 km/h: 4 s
    de 80 a 120 km/h: 5 s
    FRENAGENS
    60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,8 / 28,3 / 62,3 m
    CONSUMO
    Urbano: 8,8 km/l
    Rodoviário: 14,9 km/h
    Ficha Técnica
    Preço: R$ 288.600
    Motor: gas., turbo, long., 87,5 x 83,1, 10:1, 4 cil., 1.999 cm3, 16V, 240 cv a 5.500 rpm, 34,7 mkgf entre 1.750 e 4.000 rpm
    Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira
    Suspensão: Duplo A (diant.)/multilink (tras.)
    Freios: discos vent. (diant. e tras.)
    Direção: elétrica, 11,3 m (diâm. giro)
    Rodas e pneus: liga leve, 245/45 R18
    Dimensões: comprimento, 495,4 cm; altura, 145,7 cm; largura, 209,1 cm; entre-eixos, 296 cm
    Equipamentos de série: ar dualzone, GPS, banco de couro, xenônio, som de 380W, teto solar
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.