Por Péricles Malheiros
39 747 km
De pneus novos, cuja troca foi mostrada na edição passada, o 3008 ficou liberado para ganhar quilometragem. Os novos calçados devolveram o conforto acústico perdido com o tempo, mas, ao pegar a primeira estrada após o pit-stop, a frustração: a 120 km/h a direção trepidava. Aos 37 250 km, voltamos à oficina Record, que prontamente refez o serviço. Aproveitamos para solicitar ao técnico uma verificação do estado das pastilhas dianteiras e traseiras – o 3008 vem equipado, de série, com freios a disco nas quatro rodas. Na revisão dos 30 000 km, o técnico da Victoire recomendou um acompanhamento cuidadoso das pastilhas, que dificilmente durariam até a revisão seguinte. Felizmente, elas resistiram.
Com 39 747 km, nosso 3008 encostou na concessionária Paris, em São Paulo, para a revisão dos 40 000 km. E voilà! Pela primeira vez, a autorizada não deu uma desculpa para não fazer os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio. Também reportamos um barulho na suspensão dianteira. Deixado numa quarta-feira, com possibilidade de devolução no dia seguinte, nosso 3008 teve o tempo de internação prorrogado. Na quinta feira, o consultor ligou: “É preciso substituir (em garantia) os dois amortecedores dianteiros. Se as peças chegarem amanhã cedo, libero o carro no fim do dia”. Não chegaram. “Recomendo manter o carro aqui no fim de semana, pois as pastilhas ainda não foram trocadas e, como estão muito desgastadas, podem danificar o disco e comprometer a segurança”, disse o consultor na sexta-feira. No começo da semana, novo adiamento: de acordo com o técnico da Paris, a fábrica entregou dois amortecedores do lado direito. Na terça-feira, dia do fechamento desta seção, outra novidade: “A fábrica não entregou as pastilhas”. Na próxima edição, comentaremos sobre os resultados dessa parada de pelo menos uma semana.
Consumo:
No mês (32,6% na cidade): Gasolina -10 km/l
Desde mar/11 (33,6% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l
Principais Ocorrências:
37 111 km: Ruídos na suspensão dianteira
39 632 km: Ruídos nas frenagens; pastilhas sem alarme de desgaste no painel
Balanceamento com a roda montada no carro deixou marcas no pneu. Mas elas já sumiram.