Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Sandero Dynamique x Sandero R.S.

Com receita elaborada, o Sandero RS pode ser incluído na lista dos hatches mais divertidos já feitos no Brasil

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 15 mar 2018, 14h09 - Publicado em 28 jan 2016, 18h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Sandero Dynamique e R.S.

    O Sandero R.S. pode ser considerado um marco na história da Renault. É a primeira vez que um automóvel desenvolvido fora da França recebe o título R.S. E, entre os modelos de baixo custo, é um dos poucos a ir além da maquiagem. Ele foi inteiramente revisto.

    Baseado na versão Dynamique, a mais equipada da linha, a primeira providência foi a troca do conjunto mecânico. O motor 1.6 e a transmissão de cinco marchas deram lugar ao 2-litros aspirado e ao câmbio de seis velocidades, oriundos do Duster. Mas nem um nem outro permaneceu “original”.

    As relações da caixa foram encurtadas – a terceira marcha, por exemplo, é de 1,45:1 no SUV e 1,63:1 no esportivo. Em quarta, 1,11:1 e 1,29:1 na mesma ordem.

    Renault Sandero R.S.

    O propulsor passou por um remapeamento da central eletrônica e ganhou um novo coletor de admissão, 20% mais largo. O duto de admissão foi reposicionado para favorecer a refrigeração e, por fim, os canos de escape tiveram o diâmetro alongado em 0,5 mm – com inclusão de um novo silenciador. Essas providências elevaram a potência original de 148 para 150 cv (com etanol), e modificaram até mesmo o som do veículo, mais grave, envolvente e agradável.

    Continua após a publicidade

    Apesar de o impacto na potência ser pequeno, o principal ganho foi em agilidade. Nas retomadas, o R.S. precisou de 8,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h, ante 21,7 do Sandero 1.6. Nas frenagens, as melhoras também são sensíveis: a partir de 120 km/h, foram 63,7 metros até parar. O Dynamique  precisou de 67,8.

    Renault Sandero Dynamique

    Renault Sandero R.S.

    A suspensão do R.S. foi rebaixada em 26 mm e recebeu molas mais rígidas (92% mais firmes na dianteira e 10% na traseira). Até as barras estabilizadoras foram reforçadas. As medidas aumentaram a estabilidade, mas não comprometeram o conforto no uso diário.

    Continua após a publicidade

    A troca de motores exigiu freios mais potentes. O Sandero 1.6 tem tambores no eixo traseiro. O R.S. 2.0 vem com discos nas quatro rodas, atrelados ao controle de tração e estabilidade. É possível intervir no ESP, modificando os modos de condução por meio de um botão. No primeiro estágio (Standard), o consumo é favorecido e as coleiras de segurança ficam ativas. Em Sport, o acelerador atua de forma arisca e o giro do motor é mantido em rotação elevada. Já o modo Sport+, recomendado para uso em pistas, desativa as assistências eletrônicas e permite ao motorista explorar toda a capacidade do carro.

    Renault Sandero Dynamique

    Renault Sandero R.S.

    Além dos acessórios estéticos na parte externa, a versão esportiva tem como diferenciais a direção eletro-hidráulica com volante forrado em couro e 10 mm menor, bancos maiores, com apoio lateral reforçado e acabamento que faz alusão à série especial.

    Continua após a publicidade

    Por R$ 62.500, o Sandero R.S. supera o Dynamique por R$ 12.4000.  Com R$ 1000 a mais, você leva rodas de 17 polegadas. Não é um valor exagerado. E não há outro esportivo legítimo que custe menos.

    VEREDICTO

    Quem está em busca de um esportivo legítimo, de uso diário, e quer gastar o mínimo possível, fique com o Sandero R.S.. Não há melhor opção nesta faixa de preço.

    Números do teste (com gasolina)
    1.6 Dynamique 2.0 R.S.
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h: 15,3 s 10 s
    de 0 a 1000 m: 36,6 s – 140,7 km/h 31,6 s – 163,8 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA 179 km/h (dado de fábrica) 202 km/h (dado de fábrica)
    RETOMADA
    de 40 a 80 km/h (3 marcha): 8,5 s 5 s
    de 60 a 100 km/h (4 marcha): 13,2 s 6,5 s
    de 80 a 120 km/h (5 marcha): 21,7 s 8,8 s
    FRENAGENS
    60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,6 / 30 / 67,8 m 16 / 27,1 / 63,7 m
    CONSUMO
    Urbano: 10,9 km/l 8,6 km/l
    Rodoviário: 14,8 km/l 14 km/l
    Ficha Técnica
    1.6 Dynamique 2.0 R.S.
    Preço: R$ 50.100 R$ 62.500
    Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1 598 cm3, 106/98 cv a 5 250 rpm, 15,5/14,5 mkgf a 2 850 rpm flex, diant, transv, 4 cil., 1 998 cm3, 150/145 cv a 5 750 rpm, 20,9/20,2 mkgf a 4 000 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, dianteira manual, 6 marchas, dianteira
    Suspensão: independente McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) independente McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventil. (diant.) e tambor (tras.) disco ventil. (diant.), sólido (tras.)
    Rodas e pneus: liga leve, 185/65 R15 liga leve, 195/55 R16 (série) 205/45 R17 (opcional)
    Dimensões: comprimento 406 cm; altura 153,6 cm; largura 173,3 cm; entre-eixos 259 cm; peso, 1 055 kg; porta-malas 320 l; tanque 50 litros comprimento 406,8 cm; altura 149,9 cm; largura 173,3 cm; entre-eixos 259 cm; peso, 1 161 kg; porta-malas 320 l; tanque 50 litros
    Equipamentos de série: ar-condicionado, trio elétrico, alarme, computador de bordo e central multimídia ar-condicionado digital, central multimídia, ESP
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.