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Citroën C4 Picasso

Novo design e motor turbo deixam C4 Picasso mais esportiva, mas sua vocação continua a mesma: viajar com a criançada

Por Vitor Matsubara / Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 23 nov 2016, 20h22 - Publicado em 30 dez 2015, 19h24
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  • Citroën C4 Picasso
    Estilo “guarda-chuva” ficou no passado ()

    Quando os SUVs passaram a dominar o interesse dos motoristas que viajam com a família, não faltou gente dizendo que as minivans estavam com os dias contados. É verdade que suas vendas caíram, o que não impediu a Citroën de lançar a nova C4 Picasso no Brasil, nas carrocerias de sete lugares (chamada de Grand C4 Picasso, de R$ 120 900) e  de cinco, nas versões Seduction (R$ 110 990) e Intensive (R$ 117 900), esta avaliada por QUATRO RODAS. Mas por que a marca resolveu remar contra a maré? “Sabemos que minivans e SUVs atendem ao mesmo público, mas a C4 Picasso foi pensada para facilitar a vida dos ocupantes, impossível nos utilitários”, diz Jeremie Martinez, chefe de produto da Citroën.

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    Citroën C4 Picasso
    Luzes de LED ficam separadas dos faróis ()

    Apesar da praticidade ser um forte argumento de venda, ela também seduzirá clientes pelo design. Detalhes como a frente arrojada com leds separados dos faróis encantam, mas as lanternas ficaram caretas.

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    Citroën C4 Picasso
    Ampla área envidraçada, já uma tradição da marca ()

    A minivan estreia no país a nova plataforma modular EMP2, concebida para futuros modelos de médio porte, incluindo hatches, sedãs e… SUVs. A Citroën diz que essa plataforma pesa 140 kg a menos do que a anterior, graças ao uso de materiais mais leves e chapas mais finas. Mais do que o peso, é no espaço interno que se notam diferenças: embora o comprimento tenha encolhido 4 centímetros, a distância entre-eixos cresceu 5,7 centímetros – no Grand C4 o aumento foi de 11 centímetros. Esse crescimento fez a capacidade do porta-malas saltar de 490 para 537 litros na versão de cinco lugares – a opção de sete lugares leva 130 litros com todos os assentos ocupados.

    Ninguém terá muita razão para reclamar dentro da C4 Picasso. Quem viaja na frente tem vários porta-objetos, incluindo um no lugar da alavanca do câmbio, que fica na coluna de direção.

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    Citroën C4 Picasso
    Só um passageiro tem apoio para os pés ()

    Duas telas centrais dominam a paisagem. No topo, fica um monitor de 12 polegadas, que pode ser dividido em até três partes. Apesar de grande, a visualização é confusa pelo excesso de informações no mesmo visor. Já a tela inferior tem  7 polegadas, e controla som, GPS, ar-condicionado e outras funções.

    Citroën C4 Picasso
    Duas telas no lugar do painel, uma de 12′ e outra de 7′ ()

    De fábrica, a versão Intensive traz seis airbags e controles de estabilidade e de tração, mas bancos de couro, faróis bixenônio, assistente de estacionamento e câmera de visão 360o são opcionais.

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    Citroën C4 Picasso
    Teto panorâmico não pode ser aberto ()

    Figura carimbada nos carros da PSA, o 1.6 THP tem bons 165 cv, mas sem o flex do C4 Lounge. A Picasso se saiu bem nas provas de desempenho, com destaque ao 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, superando fácil os 12,9 da antecessora, com seu 2.0 16V de 143 cv. E sem pesar tanto no consumo: 10,5 km/l na cidade e 13,8  na estrada.

    Citroën C4 Picasso
    Retrátil, cortina protege do sol ()

    O conjunto motriz trabalha afinado com a caixa automática de seis marchas. Na prática, qualquer letargia do turbolag é minimizada no modo sequencial, fazendo o carro ganhar velocidade rapidamente, mesmo em baixa rotação.

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    Citroën C4 Picasso
    Câmbio e paddle-shifts ficam atrás do volante ()

    Já a suspensão é confortável sem ser mole, lembrando mais um sedã que uma minivan. São qualidades que fazem qualquer dono de Picasso pensar duas vezes antes de aderir ao SUV.

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    AVALIAÇÃO DO EDITOR

    Motor e Câmbio

    Referência em downsizing, o motor THP agrada, especialmente com o câmbio no modo sequencial.

    Dirigibilidade

    Suspensão transmite segurança sem deixar a carroceria rolar demais.

    Segurança

    A minivan sai de fábrica com seis airbags, ESP e controle de tração.

    Seu bolso

    Sem rivais diretos, a C4 Picasso é cara demais: custa só R$ 3 590 a menos que um DS 5.

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    Conteúdo

    Itens tecnológicos, como a câmera 360º, e outros nem tanto, como os bancos de couro, são opcionais.

    Vida a bordo

    Cabine espaçosa é recheada de porta-objetos, como convém a uma minivan.

    Qualidade

    Acabamento sem falhas torna ambiente mais agradável.

     

    VEREDICTO QUATRO RODAS

    Ágil e confortável, a C4 Picasso é uma boa pedida para quem precisa de espaço, mas não gosta (ou  não precisa) de um SUV grandalhão na garagem.

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    ♦♦♦♦

     

    Números do teste
    C4 PICASSO
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h 9,7 s
    de 0 a 1000 m 30,8 s – 172,2 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA 210 km/h (dado do fabricante)
    RETOMADAS
    de 40 a 80 km/h 4,1 s
    de 60 a 100 km/h 5,1 s
    de 80 a 120 km/h 6,5 s
    FRENAGENS
    60/80/120 km/h a 0 15,9/26,5/61,8 m
    CONSUMO
    urbano 10,5 km/l
    rodoviário 13,8 km/h
    RUÍDO INTERNO
    neutro/RPM máximo 37,2/71,1
    80/120 km/h 60,6/67,8
    AFERIÇÃO
    velocímetro/real 100/97,2 km/h
    rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha 2 000 rpm
    volante 3,1 voltas
    SEU BOLSO
    preço R$ 117 900
    garantia 3 anos
    concessionárias 141
    seguro n/d
    Ficha Técnica
    Motor gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbocompressor, 1 598 cm3, 77 x 85,8 mm, 165 cv a 6 000 rpm, 24,5 mkgf a 1 400 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira
    Direção elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
    Suspensão McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios discos ventilados (diant.)/discos sólidos (tras.)
    Pneus 205/55 R17
    Peso 1 405 kg
    Peso/potência 8,5 kg/cv
    Peso/torque 57,3 kg/mkgf
    Dimensões comprimento, 442,8 cm; largura, 182,6 cm; altura, 162,5 cm; entre-eixos, 278,5 cm; porta-malas, 537 l; tanque de combustível, 57 l
    Equipamentos de série ar digital bizona, banco traseiro com regulagem longitudinal, central multimídia com entrada USB, cortinas nas janelas traseiras, espelho retrovisor interno convexo para monitorar crianças, freio de estacionamento elétrico, mesinhas tipo avião para os passageiros de trás, piloto automático, retrovisores elétricos.
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