Por Péricles Malheiros
31 699 km
No mesmo dia em que retiramos nosso HB da revisão de 20 000 km, recebemos uma correspondência da Hyundai. Em seu interior, um cartão plástico e a explicação da ação promocional que contemplava o portador com a gratuidade da primeira revisão. Os proprietários de HB que receberam a carta após a realização da primeira revisão eram instruídos a entrar em contato com o 0800 da marca. Ou seja, estávamos duas revisões “atrasados”. Mesmo assim, ligamos para a Hyundai. Mantendo o sigilo da propriedade do carro, explicamos que já havíamos feito as duas primeiras revisões. A atendente, então, nos garantiu que bastaria apresentar o cartão durante a revisão dos 30 000 km para termos direito à gratuidade. Assim fizemos.
Aos 30 098 km deixamos nosso HB na Caoa Nações Unidas, em São Paulo. Na hora do pagamento, a surpresa: “Esse cartão só pode ser aceito até a segunda revisão”, disse o consultor que nos atendeu. Ele próprio entrou em contato com o 0800 da Hyundai e retornou com a proposta de um desconto de 192,72 reais – valor maior que o das revisões de 10 000 km (127,80 reais) e 20 000 km (176,72 reais).
Saímos da Caoa satisfeitos também com os serviços prestados. Rápida e eficiente, a concessionária levou apenas um dia para os procedimentos de praxe. Além da revisão em si, com troca da correia de acionamento de acessórios (Poly V), do lubrificante do motor e dos filtros (de óleo e combustível), substituíram (em garantia) o amortecedor traseiro direito e as palhetas do para-brisa. “O amortecedor estava com ação reduzida e as palhetas estavam começando a trepidar”, disse o consultor. Os serviços extras solicitados (alinhamento, balanceamento e rodízio) foram feitos a contento, por 120 reais. Tabelada em 346,70 reais, a revisão dos 30 000 km custou 273,98.
Com deslocamento lento, o vidro da porta traseira direita foi consertado pela Caoa. “Lubrificamos as canaletas e tudo voltou ao normal”, disse o técnico.
Consumo
No mês (23% na cidade) – Etanol 9,3 km/l
Desde dez/12 (23,5% na cidade) – Etanol 8,8 km/l
Principais ocorrências
8 597 km Trepidação da palheta do limpador esquerdo do para-brisa
10 067 km Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
28 954 km vidro da porta traseira direita com movimentação lenta
Diário
Mesmo vencido, o cartão de cortesia da Hyundai valeu um bom desconto na terceira revisão