Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW 435i Coupé M Sport

Primeiro modelo da Série 4 no Brasil, o BMW 435i M custa quase o mesmo que o Série 3 equivalente - e oferece mais

Por Hairton Ponciano Voz
Atualizado em 8 nov 2016, 18h06 - Publicado em 26 set 2014, 15h18
testes

Ninguém iria reclamar se ele fosse chamado de Série 3 cupê. Afinal, a mecânica é a mesma, assim como o entre-eixos. O preço quase empata: só R$ 4 000 separam o 335i M Sport (R$ 295 950) do 435i M Coupé Sport (R$ 299 950). Sem o head-up display (único opcional), o preço cai para R$ 295 550 e fica até abaixo do 335i. Mas, na carroceria, quanta diferença. A beleza das linhas compensa as duas portas a menos, com sobras.

É como se o modelo tivesse passado de ano: mudou de série e agora ostenta orgulhoso uma credencial de Série 4. Mas não se trata apenas de ter ganhado nome próprio. Seu design tem perfil mais esportivo, com capô alongado e teto mais baixo. Tem quase o mesmo comprimento (4,64 metros) do Série 3, mas, como ele é 6 cm mais baixo (1,38 metro), a esportividade fica realçada. As saídas de ar laterais em forma de bumerangue dão um toque especial. As caixas de roda traseiras também são mais largas e, de frente, a aparência é mais agressiva, graças ao para-choque mais baixo, com grandes entradas de ar para o motor e para os freios.

Quando se entra no carro, uma mãozinha mecânica traz o cinto de segurança, para facilitar o alcance. Isso porque a porta é grande e o cinto fica longe. Aí você aperta o botão de ignição e o motor 3.0 de seis cilindros turbo solta seu urro. Pura música, de tom grave. Assim que o carro começa a andar, os cintos dão uma apertadinha, para eliminar a folga. Aí é só escolher o que você quer da vida. Economia? Basta selecionar o modo Eco Pro ou Comfort na tecla do console e, surpresa: o 435i chegou a fazer 13,2 km/l na estrada, mesmo tendo 306 cv.

Um dos segredos está no câmbio automático de oito marchas, que mantém a rotação bem baixa: a 120 km/h, o motor fica a 2 000 rpm. Você mal ouve o ronronar da máquina. Na pista de testes, subi o giro até 3 000 rpm (só metade da rotação máxima) e o cupê já pulou para 170 km/h, sem esforço. Mas a combinação de oito marchas, seis cilindros, quatro lugares, duas portas e um turbo tem bem mais a oferecer. Chequei os dados da BMW e achei um pouco otimista o 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Aí tem, pensei. E tinha mesmo. Fizemos em 5 segundos! Basta você pisar um pouco mais que as rodas traseiras já saem patinando, mesmo sem desligar o controle de tração e mesmo com o carro no modo Comfort.

Quando se acionam os modos Sport ou Sport+ (neste último, o controle de tração é desativado), as respostas tornam-se instantâneas, mesmo com uma leve pressão no acelerador. E os resultados vêm: retomadas de aceleração muito rápidas – e olha que não há dupla embreagem. Além dos 306 cv, esse motor rende 40,8 mkgf de torque, a partir de 1 200 rpm. Traduzindo: basta encostar no pedal que a força está toda nas rodas. E sem gastar os tubos. Até na cidade, onde normalmente carro potente gosta de parar no posto para tomar um trago, o cupê foi generoso, com média de 9,1 km/l. Nem parece que a gente está falando de esportivo. Mas estamos. Olhe para as rodas! São aro 19 e calçam pneus de perfil bem baixo: 225/40 na frente e 255/35 atrás.

Continua após a publicidade

Achei que esses pneus me fariam sofrer em piso ruim. Mas andei sobre paralelepípedos e a suspensão absorveu bem as imperfeições, sem transmitir desconforto. O volante informa exatamente o que se passa sob o BMW, sem ser incômodo. Aliás, a máquina é tão bem conectada ao solo que o controle de largada até se adapta a asfalto molhado. Graças à boa distribuição de peso (50/50) e ao teto baixo, o cupê é ótimo em curvas, com alta estabilidade e pouca inclinação da carroceria. A direção tem relação variável – nas manobras, é leve e esterça bem e, em alta, é precisa. É difícil de acreditar que o cupê consiga aliar características opostas num mesmo modelo. É mais uma prova de que 4 sempre vale mais que 3.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Direção no peso certo, facilita manobras e passa confiança em alta. Suspensão firme, confortável sem ser mole, estável sem ser dura. Na frenagem esperávamos números um pouco melhores.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

A dupla 6 x 8 (seis cilindros, oito marchas) trabalha afinada. O motor traz tudo o que há de avançado e a transmissão cheia de marchas aproveita muito bem a fartura de potência e torque.

★★★★★

Continua após a publicidade

CARROCERIA

Contornos muito bem trabalhados fazem do Série 4 um cupê atraente. É aquele tipo de carro que faz você perder algum tempo na garagem só admirando as linhas.

★★★★★

VIDA A BORDO

Ótima no banco dianteiro esquerdo, muito boa no dianteiro direito, aceitável no banco traseiro.

★★★★

SEGURANÇA

São seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de freios eficientes, estabilidade exemplar e controle de velocidade adaptativo, que freia se o veículo da frente diminuir o ritmo.

Continua após a publicidade

★★★★

SEU BOLSO

Pela diferença de preço em relação ao 335i (R$ 4 000), pode ser uma alternativa vantajosa, levando-se em conta o fator novidade e o estilo – a menos que você precise de um carro de quatro portas.

★★★★

OS RIVAIS

Mercedes CLA 45 AMG

mercedes.jpeg

Ele é mais potente (360 cv) e mais barato – sai por R$ 289.900.

Continua após a publicidade

Chevrolet Camaro V8 6.2

camaro.jpeg

Além do preço bem menor (R$ 222.096) oferece 100 cv a mais (406 cv).

VEREDICTO

Bom nível de equipamentos, desempenho esportivo, confortável e seguro. Pode não ser o carro ideal para a família (o porta-malas é um pouco menor que o da Série 3 e não há portas traseiras), mas, fora isso, ele faz você feliz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.