Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Tiguan vendido no Brasil pode ser substituído por Nivus gigante chinês

Próxima geração do VW Tayron será fabricada na China, na Alemanha e no México e poderá chegar ao Brasil até como SUV cupê

Por João Vitor Ferreira
19 jun 2023, 01h18

Para quem sente falta do Volkswagen Tiguan, o seu retorno pode estar se aproximando. O SUV saiu de linha no Brasil em 2021 com promessa de retorno em breve, mas esse momento nunca chegou. E com o iminente lançamento da terceira geração do Tiguan na Europa, sua estratégia para o resto do mundo pode mudar radicalmente.

O VW Tiguan que chegava importado do México era uma versão com entre-eixos alongado em relação ao europeu e com possibilidade de sete lugares, o Tiguan Allspace. E é justamente essa configuração que poderá não ter continuidade, sendo substituída por um SUV cupê (ou seja, um Nivus gigante) com projeto chinês.

vw-tayron-x2
Volkswagen Tayron X é versão cupê do Tayron (Divulgação/Volkswagen)

 

O carro em questão seria a segunda geração do Volkswagen Tayron que chega em até dois anos com a promessa de deixar de ser um modelo exclusivo para a China. Em entrevista à Autocar, Karl-Heinz Hell, chefe de engenharia de veículos médios e grandes da Volks, antecipou que esse novo carro assumiria o nome Tiguan nos mercados onde substituirá o Tiguan Allspace, como México, EUA e, muito provavelmente, também o Brasil. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Na Europa, a nova geração do Tiguan coexistirá com o Tayron, da mesma forma que o Tiguan Allspace convive com a versão mais curta. Seria posicionado como um novo SUV logo abaixo do Touareg.

VW Tayron

 

Como o novo Tiguan, o Tayron de segunda geração também será baseado na plataforma MQB Evo e ficará maior em todas as dimensões, superando os 4,58 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,66 m de altura da geração atual e do Tiguan Allspace.

Continua após a publicidade

Poderia, inclusive, receber a mecânica atualizada presente no novo Tiguan. com motores 2.0 turbo com sistema híbrido leve de 48 volts ou híbridas plug-in com alcance elétrico de até 100 km e potência de 204 cv ou 272 cv. Já a tração será dianteira ou integral 4Motion, dependendo da motorização.

VW Tayron
(Divulgação/Volkswagen)

Assim como ocorre atualmente na China, o novo Tayron chegará aos EUA com duas opções de carroceria. A padrão terá versão para cinco e sete passageiros, enquanto a variante cupê —  na China, chamado de Tayron X — é só para cinco pessoas. 

VW Tayron
(Divulgação/Volkswagen)

O Tayron continuará sendo fabricado na China pela joint venture FAW-VW, em Tianjin. Mas, para atender os demais mercados, a Volkswagen passará a montá-lo também em Wolfsburg, na Alemanha, e em Puebla, no México. Essa última, também atende o Brasil fabricando o Jetta e é bem provável que ela passe a produzir o novo SUV para o mercado nacional, como fazia com o Tiguan.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.