Mais uma fabricante estaria empenhada em lançar uma picape monobloco como Fiat Toro, Ford Maverick, Chevrolet Montana e a mais recente Ram Rampage. De acordo com o site Automotive News, a Toyota está planejando sua própria picape intermediária com a plataforma da próxima geração dos Corolla e Corolla Cross.
“Uma picape baseada no Corolla continua sendo uma possibilidade, mas a sua aparência ainda está sendo definida”, disse a Toyota ao site americano. O projeto ainda estaria em fase embrionária, mas a nova picape ficaria alinhada com o design dos novos sedã e SUV.
É claro que as primeiras projeções, como as feitas pelo usuário @theottle do Twitter, vemos uma picape com a mesma dianteira do Corolla Cross, apenas ilustram como seria a picape com base nos carros atuais.
O que importa é que essa nova picape da Toyota será baseada em uma evolução da plataforma TNGA dos Corolla e Corolla Cross atais, garantindo a base monobloco. Vale lembrar que, em maio, uma revista da África do Sul sugeriu que a montadora japonesa estaria trabalhando em um modelo semelhante, mas baseado na Hilux e usando um chassi, em vez da estrutura monobloco.
Outra incógnita é o nome. Por enquanto, o nome mais comum e que está sendo usado pela mídia é Corolla Truck. Mas não seria estranho ver a montadora ressuscitar uma nomenclatura antiga, como a Stout, vendida entre as décadas de 1950 e 1990.
A imprensa norte-americana aponta a fábrica de Blue Springs, Mississippi, onde o Corolla é feito, como um possível local de produção para a picape. Essa categoria de picapes intermediárias passou a bombar com o lançamento da Ford Maverick, ainda que a Hyundai Santa Cruz tenha vendas modestas.
Mas uma produção nacional não seria estranha, muito longe disso. A fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, atualmente produz apenas o Corolla sedan, que não vive seu melhor momento nas vendas. Não seria estranho se a picape viesse a ser produzida por lá para abastecer o mercado local e dos países vizinhos.
Também não há qualquer menção sobre motorização. O que sabemos, porém, é que a ideia é que a picape seja lançada em 2027. Antes disso, ainda teremos a reestilização do Corolla sedã, marcada para 2024, enquanto a 13ª geração deve estrear no mundo em 2025.