O Hyundai Creta é um dos vários carros nos quais a fabricante sul-coreana não quis ser modesta no design. O visual do utilitário divide opiniões e, mesmo assim, ele vendeu como nenhum outro SUV no Brasil ao longo do final de 2023, mantendo a liderança em 2024.
Se com a polêmica estética o Creta já é um sucesso, faz sentido que, com estilo mais unânime e atualizações tecnológicas, ele venda ainda mais, certo? A Hyundai parece concordar com esse raciocínio, e já testa o novo Creta em solo brasileiro.
Prova disso é o flagra enviado por Pedro José de Souza Neto, que encontrou o segredo na rodovia Carvalho Pinto, em Caçapava (SP). Mesmo sob camuflagem pesada, dá para notar detalhes como o formato das janelas e um pouquinho da lanterna, que ganhará formas minimalistas.
É o retrofuturismo, a fusão entre elementos do passado e tendências de design bem modernas, que é aposta da Hyundai em todo seu catálogo. Dá para usá-lo mais em veículos elétricos, mas o Creta atual tem abordagem tão distinta que a mudança será grande mesmo assim.
A dianteira é onde notamos mais críticas, de modo que ficará explícita a atualização: a grade frontal seguirá grande, mas passará a ter formato retangular, que também valerá para as DRLs que cruzarão as extremidades do capô. Além disso, os faróis terão peças independentes abaixo, ao contrário da peça única em cada lado, usado até o momento.
Sabemos disso por conta das diferentes apurações, dando conta de que o novo Creta indiano, mais uma vez, servirá de base para o facelift no Brasil. Naturalmente, espere por pequenos retoques que ajustem-no ao gosto do brasileiro, principalmente em termos de cores e revestimentos.
Mudanças internas
Aproveitando o embalo, a Hyundai deve atualizar a cabine do SUV, que já traz nível interessante de tecnologia. Quadro de instrumentos e central multimídia deverão, por exemplo, se unir sob uma única moldura flutuante, à moda da indústria. É possível que haja reclinação dos bancos traseiros e cortinas nas janelas da segunda fileira.
Na mecânica, a reestilização poderá preparar o Hyundai Creta para receber a versão flex do motor 1.0 turbo híbrido, semelhante ao que hoje equipa o Kia Stonic e gera os mesmos 120 cv mesmo com o auxílio do motor-gerador de 48V. Esse conjunto híbrido flex também, contudo, pode estrear antes em um novo SUV compacto derivado do Kia K3.
O motor 2.0 aspirado de 166 cv será trocado por um novo motor, que podem ser os 1.4, 1.5 e 1.6 que a Hyundai usa ao redor do mundo. Um 1.6 turbo em versão flex de 180 cv tem mais chances, conforme antecipado pela Autoesporte.
Os incrementos deverão elevar seu preço, comprando briga até com o Honda HR-V. Ao mesmo tempo, há motivos para acreditar que modelos mais simples manterão seu posicionamento no mercado.
O novo Hyundai Creta deve estrear no Brasil em agosto, já como linha 2025, mantendo a fabricação em Piracicaba (SP), como já ocorre atualmente.