O Chevrolet Onix 2025 já está nas lojas, mas a fabricante fará uma mudança mecânica tanto no hatch quanto no sedã sem mudar a linha. A necessidade de adaptar seus carros às normas do Proconve L8 obrigará o motor três cilindros 1.0 turbo a, enfim, usar injeção direta. Potência e torque aumentarão.
QUATRO RODAS apurou que a injeção direta elevará o rendimento do motor 1.0 turbo do Onix de 116 cv para 121 cv. O torque ainda é desconhecido, mas a antiga versão fabricada na China (e fora de linha desde 2023) tinha 125 cv e 18,3 kgfm de torque, o que seria uma boa evolução na comparação com os 16,8 kgfm do motor atual, com injeção multiponto.
A injeção direta ainda pode fazer com que o torque máximo esteja disponível mais cedo do que no regime atual, que é de 2.000 rpm. Esta mudança é esperada para acontecer já na virada do ano, antes mesmo da reestilização esperada para o primeiro trimestre de 2025, com o lançamento da linha 2026.
Em fevereiro, QUATRO RODAS antecipou em primeira mão que a injeção direta chegaria aos carros nacionais da Chevrolet. Esta família de motores, chamada CSS, já havia sido desenvolvida para usar injeção direta, mas foi adiada nos Chevrolet nacionais controlar os custos de produção. Mas é possível que agora também estejam mais econômicos.
Na linha 2026, tanto o Onix hatch quanto o sedã Onix Plus passarão a seguir o estilo da nova identidade visual que a GM adotou globalmente. A grade será redesenhada com uma forma trapezoidal, seguindo até a borda do para-choque e dividida por uma fina régua na altura do logotipo. O redesenho dos faróis fará com que fiquem mais finos, seguindo a moda, e ainda deve receber uma iluminação full-led nas versões mais caras.
Boa parte das novidades lançadas na Spin virão para o Onix, como o quadro de instrumentos digital de 8” posicionado lado a lado com a tela da central multimídia de 11”, um esquema que a fabricante batizou como Virtual Cockpit System (VCS).
Tracker e Montana ficarão mais potentes em breve
QUATRO RODAS apurou que o novo motor 1.0 turbo de 121 cv já está presente nos Chevrolet Tracker 2025 que estão sendo distribuídos para os concessionários.
O mesmo vale para as versões com novo motor 1.2 turbo com injeção direta do Tracker e também da picape Montana. A atualização na injeção elevou a potência com etanol de 133 cv para 141 cv. O torque poderá passar dos atuais 21,5 kgfm para cerca de 23 kgfm.