Mesmo que ainda tenha mais dois lançamentos marcados para este ano, o SUV compacto elétrico Yuan Pro e a picape híbrida plug-in Shark, a BYD não para e está trabalhando em mais um modelo. Já avistado algumas vezes pelas ruas, o Song Plus reestilizado, também conhecido na Europa como Seal U, está no país com uma missão diferente: testar a tecnologia DM-p pra uma nova versão topo de linha.
Durante o Festival Interlagos, QUATRO RODAS questionou alguns executivos sobre essas unidades do BYD Song Plus com novo design. A resposta imediata é que não será feita uma atualização visual, por terem acabado de atualizar o sistema híbrido plug-in com uma bateria maior e por ser um carro relativamente novo no Brasil, com somente dois anos nas lojas.
Um dos executivos apontou para uma versão “uns R$ 100.000 mais caro”, o que é um aumento significativo sobre os R$ 239.800 cobrados pelo Song Plus DM-i, ainda mais considerando que é uma versão única. Mesmo a adição de mais equipamentos como o sistema ADAS de auxílio a condução não justificaria esta diferença.
A resposta é o sistema DM-p, que significa “DualMode-powerful”, uma variante da tecnologia híbrida plug-in que prioriza um desempenho mais esportivo, ao contrário do DM-i (DualModel-intelligence), que busca a eficiência energética.
O DM-p ainda é uma tecnologia relativamente nova dentro da BYD, usada no utilitário Tan e no sedã Han. Pode ser composta por dois ou três motores elétricos, mas sempre com tração nas quatro rodas. Por exemplo, o Tan Ares Edition DM-p tem 615 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
O BYD Song Plus já teve uma versão DM-p, com um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos, entregando um total de 360 cv, bem menos do que no Tan, mas um aumento considerável sobre os 235 cv de potência combinada do Song Plus DM-i vendido no Brasil.
Um dos pontos que ainda não estão decididos é se este novo carro virá mesmo como um BYD Song Plus em uma versão específica ou se adotará o nome Seal U usado na Europa, ou um nome inédito para diferenciar os modelos, por não ter o mesmo design dianteiro.
Ninguém quis dar uma possível data para o lançamento, exceto de que não será este ano. A BYD tem enfrentado problemas de homologação com a picape Shark, um dos motivos pelos quais decidiu trazer o Yuan Pro primeiro em setembro. Além disso, a “operação tartaruga” do Ibama nos portos para liberar a documentação dos carros híbridos atrapalha na liberação das unidades, em um momento em que a fabricante está tentando abastecer as lojas com Song Pro, King e Shark.