Com farta experiência no ramo de motocicletas, a Yamaha decidiu inovar nas mountain bikes. A fabricante japonesa aproveitou o início do Salão de Tóquio para apresentar as novas Y-00Z e a Y-01W, que se destacam por recursos mais comuns até mesmo em carros.
A Y-00Z é a proposta de bicicleta elétrica para trilhas (e-MTB) da Yamaha, apostando não apenas em impulso vindo da eletricidade, mas também mais controle. Ao invés do motor elétrico estar no movimento central, entretanto, ele movimenta a pedivela. A japonesa, porém, não divulgou detalhes sobre potência, torque e bateria do sistema.
O que mais chama atenção na Y-00Z é seu sistema de direção elétrica, que fornece auxílio sob medida em tempo real aos guidões. Um sensor magnetostritivo detecta aplicações bruscas de torque e, imediatamente, corrige a direção a fim de facilitar o comando da bike e evitar quedas. A assistência também diminui a fadiga em pedaladas longas.
Já a Y-01W AWD, como indica suas últimas letras, tem como atributo de destaque a tração integral: um motor elétrico é montado diretamente na roda dianteira (essa com garfos de suspensão invertidos). Na parte de trás do quadro, um segundo motor complementa a propulsão sendo ligado direto às engrenagens que vêm do pedal.
A aparência robusta da bike tem a ver com as baterias, que não tiveram capacidade divulgada mas, pelas fotos, sugerem autonomia interessante. Mesmo pesada por conta das células energéticas, a Yamaha garante que a Y-01W AWD é bem adequada para as trilhas.
Embora a produção em massa das bicicletas ainda seja incerta, a Yamaha deu bastante ênfase aos produtos, sugerindo que eles, de fato, chegarão às lojas.. Preços e outras informações ainda não foram divulgados, mas espera-se que, ainda no Salão de Tóquio, a marca divulgue outras novidades.