Crítica constante nos últimos lançamentos, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, o excesso de plásticos baratos no interior dos carros da Volkswagen pode estar com os dias contados. O objetivo? Melhorar a qualidade percebida dos seus futuros carros.
A Volkswagen está no momento de pensar no design dos seus próximos modelos e um dos pontos mais discutidos é trocar os plásticos por tecido de melhor qualidade. Quem adiantou os detalhes disso foi o chefe de design da Volkswagen, Andy Mindt, e o chefe de estratégia de design, Christian Schreiber, em entrevista à revista britânica Top Gear.
Schreiber explica que a ideia não é que tente ser um carro de luxo, e sim que esteja dentro do seu segmento com algo durável e simples. “Quando você abre a porta de um Bentley, é uma arquitetura grande e ousada, com um luxo muito forte. Quando você abre a porta de um Volkswagen, ele precisa ser simples e usável, e não muito decorado”, diz o designer.
Mindt complementa afirmando que o caminho será trocar os materiais utilizados. “Vamos tentar e tirar os materiais plásticos baratos e colocar o dinheiro em tecidos e melhorar a qualidade, o que nos ajuda a economizar e significa que iremos usar em tudo” explica o diretor de design.
Um exemplo dado por Mindt é o painel das portas, que tem três peças e, muitas vezes, com materiais diferentes. A fabricante tentará usar duas peças, com apenas uma área diferente no centro, enquanto o apoio de braço e a maçaneta seriam construídos de forma integrada.
Os designers ainda comentam sobre trazer alguns elementos de carros mais antigos como easter eggs. No entanto, serão sempre alinhados com a proposta do modelo. Um exemplo seria o banco xadrez de tecido das versões GTI.
Com a nova geração de carros a caminho, muitos deles elétricos, a filosofia de design da Volkswagen também mudará e uma das direções é ter um desenho mais calmo, em contraste ao estilo agressivo dos concorrentes.
“Eu acredito que a maioria das pessoas não querem ser as mais legais ou parecer agressivas em público”, diz Mindt, afirmando que elas querem parecer bonitas enquanto são felizes e otimistas. “Nossa essência é esta: sejam os caras legais”, define o designer.