Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Visão de super-herói

Os donos do Mini podem no futuro ganhar superpoderes como visão de raio-X

Por Isadora Carvalho Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 8 set 2015, 14h01
geral

Atrás do volante de um Mini, o motorista ganhará novas habilidades, como ter a visão transparente das

partes sólidas do carro, piscar os olhos para acionar o piloto automático ou ainda ver o mapa de navegação GPS no para- brisa. Para adquirir esses e outros poderes dentro e fora do Mini, o condutor deve usar óculos inteligentes, chamados Mini Augmented Vision.

O aparelho, segundo a marca, tem como principal função auxiliar o motorista durante a condução sem comprometer a segurança. Dentro do seu campo de visão são exibidas apenas informações de velocidade do carro e a que é permitida na via, como em um headup display. Já fora do campo de visão são projetados o mapa de navegação, radares e notificações de mensagens.

Um dos atributos mais interessantes dos óculos é a “visão de raio X”, que torna todas as partes sólidas do carro transparentes por meio de um conjunto de câmeras externas. Essa função possibilita que o motorista enxergue outros carros, pedestres e qualquer outro obstáculo que não seria capaz de ver a olho nu.

No seu uso fora do veículo, ele funciona de forma similar ao Google Glass, os óculos inteligentes da Google. É possível usá-los em uma galeria de arte e ter as informações sobre as obras e os artistas.

Ainda não foi confirmado se os óculos serão produzidos em larga escala, mas a Mini confirma parceria com a empresa de tecnologia Qualcomm.

https://youtube.com/watch?v=QARt89_6Jrs

ÓCULOS INTELIGENTES

Conheça os recursos do aparelho que promete transformar a experiência de dirigir

VISTA DIGITALOs óculos podem ser operados por meio de três botões do lado direito ou por comandos no volante. O aparelho funciona com o sistema operacional Android 4.4 e pode ser pareado com qualquer smartphone compatível. Vem equipado com duas câmeras de 5 megapixels e memória de 2 GB

Continua após a publicidade

HEAD-UP DISPLAY

O dispositivo é uma evolução do head-up display. No campo de visão primário do motorista, acima do volante, são exibidos a velocidade do veículo, o limite de velocidade da via e um pequeno mapa de direção.

VISÃO DE RAIO-X

As portas e os pilares do carro tornam-se transparentes quando o motorista direciona o olhar a fim de executar uma manobra. Objetos que estavam no ponto cego do carro tornam-se visíveis.

SENSOR INTELIGENTE

Estacionar naquela vaga apertada na rua não é um problema para quem usa os óculos. Ao olhar em direção à vaga, aparece a imagem com a distância entre a roda e o meio-fio, tanto na dianteira como na traseira.

LEIA MAIS:

– VIrtuose alemão: explicamos os 30 botões do volante do Porsche 919

– Seleção: os carros-conceito mais malucos do Salão de Tóquio

– Jornalista diz que teste com carro autônomo do Google foi “chato”

Continua após a publicidade

Publicidade