Clique e assine por apenas 5,90/mês

Vídeo: Por que a Fiat Strada é líder de vendas há 20 anos?

Picape compacta acabou de se tornar o carro mais vendido do Brasil em setembro, mas lidera entre as picapes há duas décadas

Por Isadora Carvalho - Atualizado em 2 out 2020, 09h44 - Publicado em 2 out 2020, 13h00
The Justyce/Quatro Rodas


A nova geração da Fiat Strada chegou ao mercado quebrando recordes de vendas e é pela primeira vez na história o modelo mais vendido do Brasil.

Desde que a picape foi lançada é um sucesso e permanece há 20 anos como líder do segmento de picapes leves.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

O redator-chefe Paulo Campo Grande explica o motivo deste desempenho. Confira o vídeo:

A explicação mais curta para o sucesso da Fiat Strada é o fato de a Fiat ser a única marca que considera o segmento das picapes compactas, entre suas prioridades. E a mais longa tem a ver com a história da marca no Brasil.

A Fiat lançou em meados nos anos 1980 a sua primeira picape derivada do Fiat 147, o primeiro carro da italiana produzido no Brasil. A ideia deu certo e logo a concorrência se ligou. Em 1982, a Volks apresentou a Saveiro derivado do Gol; a Ford, a Pampa, derivada do Corcel II e a GM chegou um ano depois com a Chevy 500, derivada do Chevette.

Assim nasceu o segmento das picapes compactas que a Fiat liderou em tempo quase integral. Os únicos períodos em que foi ultrapassada pelas rivais foi nos anos de 1990, primeiro para a Ford Pampa, depois para a VW Saveiro.

A primeira geração da Strada foi lançada em 1998, derivada do hatch Fiat Palio, que é de 1996, e a liderança do mercado de picapes compactas foi retomada pela Fiat em 2000. Desta vez para nunca mais ser perdida.

Continua após a publicidade

Até agosto deste ano, a Strada tinha 60% das vendas do segmento (119.000 unidades), seguida pela Saveiro, com 31%. E 9% da Montana. Se depender da concorrência, a nova Strada terá vida mansa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade