Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vale esperar – Mercedes-Benz GLA

Até o ano que vem o mercado nacional será invadido por modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio. O Mercedes-Benz GLA é um deles

Por Paulo Campo Grande, Péricles Malheiros e Ulisses Cavalcante
Atualizado em 21 mar 2024, 10h41 - Publicado em 3 ago 2014, 13h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Os SUVs estão em fase de ouro ao redor do mundo e a Mercedes-Benz se preparou para curtir essa nova moda com o GLA. O compacto fará sua estreia no Brasil ainda este ano, importado, mas ganha produção nacional no fim de 2015, na fábrica que a empresa constrói em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

    Feito na mesma plataforma do Classe A, B e CLA, deve se tornar o modelo mais vendido da Mercedes no mundo, substituindo o Classe C como o carro-chefe da marca, expectativa que ela própria nutre. Os quatro modelos são integrantes da família NGCC, sigla para “Nova Geração de Carros Com- pactos”, um conceito de produção modular, estratégia igual à que a Volks fez com a plataforma MQB.

    Veja outros modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio

    A primeira versão a desembarcar por aqui será o GLA 250, de 211 cv e tração 4×4. Ele terá motor turbo 2.0 com injeção direta e start-stop de série. Depois, será a vez de chegar o GLA 200, que utiliza o mesmo motor 1.6 turbo que há no Classe A. Menos equipado, o utilitário terá 156 cv de potência e tração dianteira. Será um intervalo de lançamentos semelhante ao que a empresa está fazendo hoje com o CLA, por ora vendido só na versão top. Na estreia, o jipinho deve custar aproximadamente R$ 180 000. Caso a versão mais barata também venha, não deve sair por menos de R$ 150 000. Um dos problemas que a Mercedes terá de resolver é a proximidade de preço com o jipão GLK 220, que é maior, tem motor 3.0V6 diesel e sai por R$ 199 900.

    O GLA não é muito mais longo que o Classe A: tem 441,7 cm de comprimento, apenas 15 cm a mais que o hatch, mas possui o mesmo entre-eixos. Por isso, o espaço na dianteira é parecido com o do Classe A e igualmente contido atrás, onde só dois viajam com conforto, como notamos no nosso test-drive em março passado. Esse porte é semelhante ao de VW Taigun, Peugeot 2008 e Honda Vezel, trio que concorrerá com o Mercedes no mesmo segmento, se desconsiderarmos os preços “premium” dos Mercedes. Em valores, será rival direto de Audi Q3, BMW X1 e Range Rover Evoque.

    Continua após a publicidade

    Estreia: 10/2014

    Preço: R$ 180 000

    Concorrentes: Audi Q3, Evoque, BMW X1

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.