Clique e assine por apenas 8,90/mês

Um Toyota GT 86 está recebendo o motor V8 da Ferrari 458!

Apesar dos desafios, como a montagem de um motor central em um cofre dianteiro, a preparação promete bons resultados

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 23 nov 2016, 21h26 - Publicado em 29 jul 2016, 19h37
Toyota GT 86 Ferrari 458
Projeto segue sem alguns parâmetros divulgados. O sistema de admissão de ar, porém, mostra uma solução criativa

A Toyota escolheu a Subaru para dividir o desenvolvimento do GT 86 — ou BRZ, no caso da segunda marca. Há ainda o FR-S, versão feita para a extinta divisão americana Scion. Mas, quem diria: o esportivo agora ganhou um toque italiano com nada menos que um motor vindo da Ferrari 458 Italia. A preparação será feita pelas mãos do piloto de drift e customizador profissional Ryan Tuerck. O lado ruim é que apenas uma unidade ganhará o coração do Cavallino Rampante.

Não pense, porém, que a transformação tem sido simples. Para receber o V8 4.5 de 570 cv, o Toyota está passando por uma série de mudanças e reforços estruturais, uma vez que o motor foi idealizado para ocupar a porção central-traseira do veículo, como na Ferrari, enquanto o GT 86 reserva a porção frontal para ele.

Toyota GT 86 Ferrari 458
Motor da Ferrari 458 Italia instalado no Toyota GT 86

Uma das maiores implicações está no modo como o V8 receberá o ar externo, já que seus dutos ficam virados contra o fluxo. De acordo com Tuerck no vídeo abaixo, foi criada uma caixa de admissão personalizada, com dois filtros de ar com alto fluxo, que será instalada próxima ao para-brisa, de onde será captado o ar necessário. Aberturas laterais também auxiliarão no sistema de captação do ar. A transmissão, assim como outros parâmetros, ainda não foi definida. No entanto, o piloto responsável pelo projeto aponta que o ronco saído dos escapamentos deverá ser igual ou muito próximo do proferido pela Ferrari 458 Italia. 

 

Continua após a publicidade

Só para comparar, o GT 86 original tem um motor 2.0 boxer de 200 cavalos e 20,9 mkgf de torque. Já o V8 da Ferrari 458 Italia tem 4,5 litros, 570 cavalos e 55 mkgf. Já imaginou o quanto esse cupê vai andar depois de pronto?

Publicidade