Um passeio por uma das maiores coleções de clássicos do Brasil

Um acervo surpreendente guarda metais preciosos e brilhantes sobre rodas

Ecletismo, com Ferrari 250, Bugatti 1939 e Itamaraty Executivo Ecletismo na coleção do empresário paulista, com Ferrari 250, Bugatti 1939 e Itamaraty Executivo

Ecletismo na coleção do empresário paulista, com Ferrari 250, Bugatti 1939 e Itamaraty Executivo (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

Diferente de outros países, o Brasil não é pródigo em museus oficiais. Comuns na Europa e nos Estados Unidos, acervos organizados e mantidos pelas marcas são instituições reconhecidas e fazem parte do circuito turístico das localidades que os abrigam.

No entanto, nosso patrimônio histórico sobre rodas é considerável. Basta ver a quantidade de encontros de antigos espalhados pelo país, que ocupam praticamente todos os fins de semana ao longo do ano. Mas existem também algumas reservas especialíssimas que ficam longe dos olhos do público.

É o caso da que ilustra esta reportagem. A coleção é surpreendente e é obra de um empresário que prefere não se identificar e que guarda seu tesouro no interior de São Paulo.

“Decidi mostrar minha coleção apenas a amigos, familiares e antigomobilistas”, afirma o colecionador. São 154 carros divididos em quatro espaços, devidamente organizados entre europeus, americanos, nacionais e raridades. “Há ainda um quinto espaço dedicado aos carros de competição”, diz.

As instalações lembram um verdadeiro museu, com direito a placas de identificação, histórico e ficha técnica completa. A preferência por esportivos é evidenciada pela presença deles nos quatro ambientes. Entre seus preferidos estão Jaguar XKE 1974, MG TC 1946, Corvette 1954, Impala conversível 1959, Chrysler 300G 1961 e Lamborghini Miura 1967.

O Willys Interlagos 1966 se destaca entre os nacionais. No “território europeu” brilham estrelas como Porsche 356 S90 1959, Ferrari Dino 1974 e Mercedes 300 SL “Asa de Gaivota” 1955, objeto de desejo de dez entre dez colecionarores.

Asa de Gaivota: estrela entre as estrelas Asa de Gaivota: estrela entre as estrelas

Asa de Gaivota: estrela entre as estrelas (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

A paixão do colecionador começou na infância, com os carros americanos de seu pai. No entanto, o primeiro antigo que ele teve em 1965 foi um alemão, um Mercedes-Benz SSK 1932, modelo concebido por Ferdinand Porsche. Foi o único clássico a ser vendido, motivo de arrependimento mais tarde. Em 1999, a coleção tinha cerca de 20 carros. A partir daí, eles se multiplicaram e nenhum deles voltou a ser posto à venda.

A ideia é que o acervo tenha pelo menos um exemplar de cada brasileiro esportivo. Nessa direção, o GT 4R de cor cobre, um dos três encomendados pela revista QUATRO RODAS à Puma em 1969 para serem sorteados entre os leitores, foi incorporado ao acervo.

O Itamaraty usado pela rainha Elizabeth está entre as raridades O Itamaraty usado pela rainha Elizabeth está entre as raridades

O Itamaraty usado pela rainha Elizabeth está entre as raridades (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

Pavilhão nacional

Na comissão de frente do setor brasileiro repousa parte importante da história. Lá está o Gol L 1980 da primeira safra e ainda praticamente zero-quilômetro e três Karmann Ghia: um cupê 1969, um conversível 1967 e um modelo TC 1973. Detalhe: o conversível é o número 001 dos 177 fabricados. Se um Willys Interlagos já é figura difícil, imagine o conjunto de um conversível 1962, um cupê 1964 e a Berlinetta 1966.

Trinca de Interlagos: abre-alas nacional Trinca de Interlagos: abre-alas nacional

Trinca de Interlagos: abre-alas nacional (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

Os carros da Vemag estão bem representados pelo jipe Candango 1961, pelo luxuoso Fissore 1966 e pelo sedã Belcar. Exemplares de Fusca, Galaxie, o último Opala de 1992, o primeiro Omega de 1993, uma Rural Willys, um Gordini e um Maverick GT V8 branco também habitam o território nacional.

A diversidade de modelos europeus chama atenção à primeira vista dos privilegiados convidados a conhecer os espaços. Organizados por marcas e estilos, enfileirados à esquerda ficam apenas modelos da Mercedes, entre eles SL conversíveis, como o 190 1959 e o 280 1971. Na ala dos britânicos, destacam-se o Jaguar XK 140 1954 conversível, o sedã Mark II 1960, o Morgan Plus 4 1952 e o Austin Healey 1959.

Ingleses Lotus Europa e Austin Healey Ingleses Lotus Europa e Austin Healey

Ingleses Lotus Europa e Austin Healey (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

A distribuição geográfica continua com membros da Porsche, como Carrera RS 1973 e 914 Targa 1974. Entre os representantes italianos estão o Fiat Dino 1968 e os raros Lamborghini Spada e Lancia Fulvia Zagato 1968, autênticos símbolos da escola italiana de design.

Com sotaque francês, o Citroën SM 1974, com seu motor V6 Maserati, é outro destaque doVelho Mundo. No galpão dos europeus ainda há lugar para os estrangeiros, como os dois samurais, o Acura NSX 1991 e o Mazda RX-7 1993.

Já no continente americano, os cromados de conversíveis sofisticados como o Buick Roadmaster 1947 e os Cadillac de 1947 e 1949 roubam a cena. Um impressionante mostruário de modelos Bel Air, dos anos 1950 a 1959, ajuda a compor o quadro.

Da Ford, um Skyliner conversível com teto de acionamento elétrico esbanja a tecnologia da época, enquanto um impecável Lincoln Zephyr TownCar 1939, representante do estilo streamline, disputa olhares com Chrysler 300G e Studebaker Regal Coupe 1954.

Um Kaiser entre a família Bel Air Um Kaiser entre a família Bel Air

Um Kaiser entre a família Bel Air (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

Chamados pelo dono de “Dreams in Motion” (sonhos em movimento), estão todos prontos para andar. Para dar conta da manutenção do acervo que levou 40 anos para ser constituído, há uma oficina mecânica própria.

Entre os planos futuros do colecionador está a criação de cenografia de época, com lojas, uma lanchonete dos anos 50 e uma minicidade na escala 1/18 com cerca de 150 automóveis.

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  1. Italo Andrade

    Boa noite Pessoal da Quatrorodas, Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo na Cidade de Salvador e estou realizando um projeto de conclusão de curso para o acervo de Paulo Louco, porem preciso de algumas informações a mais sobre o seu acervo e o mesmo, será que vocês poderiam me ajudar com isso? Desde já agradeço!