A Toyota anunciou o fim da atual geração do GR Supra. Para marcar a despedida, o modelo terá uma edição limitada a apenas 300 unidades e destinada a Japão e Europa. A versão convencional do modelo, que seguirá em linha até o final de 2025, também passa por suas últimas atualizações.
As melhorias do GR Supra A90 Final Edition começam já no chassi, que recebe modificações inspiradas no modelo de corrida GR Supra GT4. Há também suspensão com amortecimento ajustável, reforços na suspensão e um aumento no ângulo de cambagem das rodas, tudo para uma dirigibilidade ainda mais afiada.
Por falar em rodas, elas são de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, e têm freios Brembo de 19 polegadas com discos ventilados.
O motor BMW 3.0 turbo de seis cilindros ganhou 95 cv e 7,1 kgfm e, para a versão final, entrega 435 cv e 58,1 kgfm. Isso foi possível, segundo a Toyota, através de alterações como a otimização do catalisador de baixa pressão, a adição de uma placa defletora no cárter de óleo e revisões nos sistemas de resfriamento.
O câmbio é sempre manual de seis marchas e, a tração, é traseira. Por fim, o esportivo ganha um silenciador de titânio Akrapovic para melhorar a experiência sonora saída dos escapes.
No visual o GR Supra de despedida tem capô com entrada de ar, um novo aerofólio com suporte do tipo “pescoço de cisne” e rodas pretas. Por dentro o acabamento é caprichado, com Alcancara e fibra de carbono, e bancos esportivos Recaro. Para dar o devido destaque ao motorista, seu banco é vermelho, assim como seus arredores em console central e painel de porta. O banco do passageiro, porém, é preto.
É o fim, mas ainda tem
Apesar da edição final de despedida, o GR Supra não terá sua produção interrompida com ela. Ele seguirá à venda em uma versão convencional em outros mercados, mas somente até o final de 2025 – quando, enfim, será descontinuado.
O modelo também se beneficia de mudanças mecânicas. Entre elas estão direção elétrica e amortecedores eletrônicos com atualizações, além de reforços em estabilizadores, buchas, coxins e assoalho, e um novo controle do diferencial. As rodas recebem um ângulo maior da cambagem e os freios Brembo dianteiros cresceram, agora com 18 polegadas.
Mas não há novidades no motor 3.0 turbo de seis cilindros, que mantém seus 387 cv e 51 kgfm, e pode ser acompanhado de um câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas.
Na aparência, o GR Supra convencional tem novas entradas de ar e um aerofólio revisado, além da opção de novas rodas de 19 polegadas de alumínio forjado.