Top Ten: só pra contrariar
Em vez de seguir os padrões da indústria, esta turma do contra resolveu seguir outro caminho
![Citroën XM](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c5c1991-citroen-xm-conceptcarz-com_18.jpeg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
![Citroën XM Citroën XM](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c5c1991-citroen-xm-conceptcarz-com_18.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Banco de ideias
![Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c70qr-673-carro-s63-11-tif.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Quem já usou assento com regulagem elétrica sabe onde os botões ficam: do lado esquerdo, junto à coxa. Menos nos Mercedes-Benz, que resolveu inventar moda. Mas ficou lindo: posicionados nas portas, os comandos têm o formato de um banco estilizado.
Prossiga, câmbio!
![Mercedes-Benz ML350 Bluetec 4Matic Mercedes-Benz ML350 Bluetec 4Matic](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c5e2013-mercedes-benz-ml350-bluetec-4matic-gear-shift1.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Outra bossa dos Mercedes: em alguns modelos mais familiares, o câmbio automático fica à direita da coluna de direção e igual à alavanca do limpador. Basta chover e os novatos na marca jávão lá e acionam o comando sem querer.
Roda presa
![FIat Mille Fire FIat Mille Fire](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c66fimi_035g.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Diferentemente do Uno italiano (e do resto do mundo), o modelo brasileiro ganhou em 1984 o estepe junto ao motor. Além de aumentar o pequeno porta-malas, evitava ter de descarregá-lo se um pneu furasse.
LEIA MAIS:
>> Top Ten: soluções criativas no interior dos automóveis
>> Dez pioneiros da inovação esquecidos pelo mercado
>> Todos os Top Ten publicados pela QUATRO RODAS
Raio solitário
![Citroën DS Citroën DS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c6apainel-do-ds-automovel-dacitroen.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Volante geralmente possui dois, três ou quatro raios. Mas durante muito tempo a Citroën equipou seus carros com volantes de raio único – como os dos DS (foto), GS, BX e XM. Décadas depois, em 2004, ela surpreenderia novamente com o volante de cubo fixo da linha C4.
O lado bom da vida
![Porsche 911 Porsche 911](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c6eporsche_911_ignition.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
A ignição dos Porsche à esquerda remete à antiga largada das 24 Horas de Le Mans: de pé, os pilotos corriam até o carro e davam a partida com uma mão enquanto a outra engatava a primeira marcha.
Coração horizontal
![2013-Scion-FR-S-Boxer 2013-Scion-FR-S-Boxer](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c602013-scion-fr-s-boxer.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Já foi o tempo em que o motor boxer com cilindros opostos horizontais era sinônimo de Fusca ou Porsche – agora a marca traz V6, V8 e propulsão elétrica. Mas ele ainda é a alma dos Subaru, pois baixa o centro de gravidade e ocupa pouco espaço.
Muito barulho por nada
![Peugeot 106 Rallye Peugeot 106 Rallye](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c6cpeugeot-106-rallye-2564_4-jpeg.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Até os anos 90, a Peugeot cultivava duas tradições. Uma era usar um zero no meio do nome do carro (206, 306 etc.). A outra era instalar a buzina num lugar incomum: na ponta da alavanca do pisca-pisca. O primeiro Celta vendido no Brasil tinha o mesmo mecanismo, logo trocado pelo tradicional acionamento no volante.
Parafusos a menos
![Corcel II LDO 1 Corcel II LDO 1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f5c460e216345750830a0corcel-ii-ldo-1-6-da-marca-ford.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Na época em que o padrão era a roda de quatro furos, o Corcel tinha só três, o que lhe rendeu fama de difícil de balancear, além da pequena oferta de aros esportivos para quem curtia um visual diferente.
Sob nova direção
![Peugeot 208 Peugeot 208](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c62106143_tpeugeot-208-1-2-vti-salpicadero.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Ao dirigir um Peugeot 208, logo se percebe algo de diferente no interior chamado i-Cockpit: o quadro de instrumentos tem de ser visto por cima do pequeno volante. Se você possui estatura mediana, consegue ajustá-lo e aproveitar suas vantagens. Já se você mede mais de 1,80m… É um caso típico de “ame ou odeie”.
A chave do sucesso
![Ford Focus Ford Focus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/574f58200e21634575082c68maxresdefault.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Para abrir qualquer capô, todos sabem o que fazer: puxar a alavanca sob o painel, à esquerda. Mas, em 1998, a Ford resolveu fazer diferente no Focus: precisava girar o logotipo na grade e usar a chave do carro.