Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Top ten: quando as parcerias entre duas marcas deram muito certo

Independência financeira que nada: às vezes, duas marcas unem suas forças para fazer história

Por Da Redação
Atualizado em 27 fev 2021, 16h37 - Publicado em 28 mar 2017, 19h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FORD E JEEP

    Publicidade
    ford jeep
    (divulgação/Quatro Rodas)

    O Jeep Willys foi montado no país pela Willys Overland do Brasil em 1954. Após a matriz se afundar numa crise financeira nos EUA, o 4×4 passou a ser feito aqui sob a marca Ford-Willys até 1970. A Ford comprou depois a licença de produção do modelo e o fabricou até 1983.

    Publicidade

    VW E PORSCHE

    porsche 914
    (divulgação/Volkswagen)

    A VW queria aposentar o Karmann Ghia e a Porsche, o modelo 912. Assim veio o 914, ou VW-Porsche. O projeto seria designado à Porsche, a mecânica à Volks e a carroceria seria da Karmann, que já fazia o 911 e o 912.

    Publicidade

    TOYOTA E SUBARU

    TOYOTA E SUBARU
    (divulgação/Toyota)

    A união das japonesas gerou os gêmeos Toyota 86 (foto) e Subaru BRZ. Produzido desde 2012, trazem sempre o mesmo motor Subaru boxer 2.0 de 200 cv. Nos EUA, virou Scion FR-S, extinta divisão local da Toyota.

    Publicidade

    BMW E ISO

    bmw iso
    (divulgação/BMW)

    Em 1953, a Iso mostrou um minicarro com cara de ovo. Em 1955, a italiana cedeu a licença para a fabricação do BMW-Isetta (foto) na Alemanha. O projeto ganhou outros países e até o Brasil, onde virou Romi-Isetta.

    Publicidade

    CITROËN E MASERATI

    CITROËN E MASERATI
    (divulgação/Citroën)

    Do acordo entre as duas empresas surgiu, em 1970, o Citroën SM. Com design nada convencional, ele reunia o melhor de ambos: motor Maserati de 170 cv e a revolucionária suspensão hidropneumática francesa.

    Publicidade

    AUDI E PORSCHE

    audi porsche
    (divulgação/Audi)

    Em 1994, elas desenvolveram juntas a perua Audi RS2. A base e o cinco cilindros 2.2 turbo de 315 cv eram da Audi 80 Avant, mas com tempero Porsche em motor, suspensão e freio. Dos 2.891 carros, 60 vieram ao Brasil.

    Continua após a publicidade

    FERRARI E LANCIA

    FERRARI E LANCIA
    (divulgação/Ferrari)

    Nos anos 80, a Lancia lançou o Thema 8.32 (8 cilindros, 32 válvulas), cujo motor 2.9 era basicamente o mesmo da Ferrari 308, com algumas adaptações. Com 215 cv, o sedã atingia 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

    MERCEDES E SSANGYONG

    MERCEDES E SSANGYONG
    (divulgação/Ssangyong)

    Da parceria de 1991 nasceu o SsangYong Musso, com motores Mercedes. Assim, a coreana usava a rede da marca alemã e esta ganhava uma opção de SUV, que também foi vendido com o emblema da Mercedes.

    MERCEDES E MCLAREN

    MERCEDES E MCLAREN
    (divulgação/Mercedes-Benz)

    A aliança das duas nas pistas resultou, em 2003, no Mercedes SLR McLaren. Ele foi todo desenvolvido em conjunto, mas a produção era em Woking, sede da marca inglesa, e o V8 5.4 de 626 cv vinha dos alemães.

    LOTUS E ISUZU

    LOTUS E ISUZU
    (divulgação/Chevrolet)

    Lançada em 1989, a terceira geração do Lotus Elan ganhou um motor 1.6 da Isuzu, fruto de um acordo com a GM, que era dona da marca japonesa. Turbinado e com 165 cv, ele levava o esportivo inglês de 1.000 kg a 220 km/h.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.