Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Top Ten: os mais famosos símbolos automotivos

Eles nasceram para representar uma marca, mas ganharam vida - e nome - próprios

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 4 nov 2015, 19h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 1. Cuore Sportivo

    Publicidade
    150915_alfa-romeo_francoforte_01.jpeg

    A união da grade dos carros de corrida da Alfa Romeo ao emblema da empresa parecia um coração. A marca se aproveitou e cunhou a frase Senza cuore, saremmo solo macchine (“Sem coração, seríamos só máquinas”). Desde o 6C 2300 (1934), todos os Alfa ostentam essa grade típica.

    Publicidade

    2. Duplo Rim

    655_topten_02.jpeg

    O primeiro a exibir a frente que caracterizaria os BMW dali em diante foi o 303, no Salão de Genebra de 1933. A semelhança com os rins humanos era mais evidente então, com a grade bem mais vertical que as de hoje.

    Publicidade

    3. Bibendum

    655_topten_03.jpeg

    O mascote da Michelin feito de pneus estreou em um pôster de 1898, com a frase em latim Nunc est bibendum (Agora é hora de beber). Na taça, em vez de champanhe, havia buracos, pedras e outras ameaças, que ele beberia, mostrando a durabilidade dos pneus.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    4. Spirit of Ecstasy

    655_topten_04.jpeg

    O Espírito de Êxtase, de 1911, é uma referência ao silêncio dos Rolls-Royce – por isso são batizados com nomes de fantasmas (Ghost, Phantom, Wraith). A dama alada deriva do ornamento de capô que o escultor Charles Sykes fez em 1908 para um lorde.

    Publicidade

    5. Cavallino Rampante

    655_topten_05.jpeg

    Em 1923, Enzo Ferrari, então piloto da Alfa, conheceu a mãe do aviador italiano Francesco Barraca, morto em combate. Exímio cavaleiro, Francesco pintava em seus aviões um corcel negro empinado. Para homenageá-lo, Enzo criou o emblema da sua marca com o cavalo no fundo amarelo, referência à cidade de Modena.

    Publicidade

    6. Duplo Chevron

    655_topten_06.jpeg
    Continua após a publicidade

    O emblema da Citroën representa o início de tudo: as engrenagens em forma de divisas sobrepostas, um desenho que garantia silêncio de operação e confiabilidade nas máquinas que as usavam.

    7. Leaping Cat

    655_topten_07.jpeg

    Em 1927, Frederick Crosby criou a estatueta, que estreou em 1938, como opcional, quando a empresa se chamava SS. Como o nome lembrava a polícia nazista, ela foi rebatizada para Jaguar (onça).

    8. Pentastar

    655_topten_08.jpegA Chrysler buscava uma marca universal, identificável em qualquer país ou língua. Das 800 propostas do escritório Lippincott & Marguiles, venceu a de Robert Stanley, que também deu o nome ao emblema, em 1962.

    9. Crossed Flags

    655_topten_09.jpeg
    Continua após a publicidade

    O emblema do Corvette seria a bandeira de corrida e a dos EUA. Mas a lei impedia o uso da bandeira do país para fins comerciais. Assim, a GM usou um símbolo francês (origem do nome Chevrolet), a flor-de-lis, junto da gravata dourada.

    10. Wingfoot

    655_topten_10.jpeg

    O fundador da Goodyear, Frank A. Seiberling, quis enaltecer Charles Goodyear, o inventor da vulcanização da borracha, e Mercúrio, deus que tinha asas nos pés e cuja estátua adornava as escadarias da sua casa.

    LEIA MAIS:

    – Top Ten: as chaves de carro mais surpreendentes e luxuosas

    – Top Ten: painéis de carro idênticos a personagens de TV

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.