1. GP ou Jeep?
Há duas versões para a origem do nome Jeep. A mais aceita é que seria a pronúncia em inglês de GP (General Purpose, uso geral). A outra viria do desenho Popeye, que contracenava com Eugene, the Jeep, um animal capaz de se teletransportar de um lugar para outro. Quase como o 4×4.
2. Grátis para Ferrari
A Ferrari não paga para expor no Salão do Automóvel de São Paulo. Ao menos era a lenda até 2012, quando ela não assinou o cheque e perdeu lugar no Anhembi. A Fiat não pensou duas vezes: aproveitou a deixa e virou atração ao colocar uma 458 Italia no estande.
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3. Transporte de valores
Poucos esportivos são tão exclusivos e valorizados como os Pagani. Talvez por isso o boato de que, quando o dono ia buscá-lo após a longa fila de espera, ele estaria valendo mais do que no ato da compra.
4. Carro de botas
O Logan é um projeto Dacia, marca da Romênia. Quando surgiu, havia quem dissesse que ele tinha espaço interno generoso porque uma diretriz do projeto previa que o sedã deveria abrigar atrás um romeno calçado com suas enormes botas de frio.
5. Vira, vira, vira…
O Citroën DS, de 1955, tinha entre tantas inovações a suspensão hidropneumática, o que o deixava estável como nunca se viu. Daí surgiu o mito, nunca confirmado, de que a marca daria um DS novo para quem conseguisse capotá-lo.
6. Fiat da Volks
Quando o Fiat 147 foi lançado no Brasil, conta-se que a Volks comprou centenas de unidades do hatch e mandou seus funcionários deixarem na rua os carrinhos encostados com o capô aberto, sugerindo que eles sempre apresentavam problemas.
7. Raspadinha premiada
Este é caso verídico: nos anos 30, a Mercedes raspou a pintura branca de dois W25 de corrida para reduzir o peso, deixando-os na lata, prateados. Surgia o mito das Flechas Prateadas, como o W196 da foto.
8. À prova de falhas
A lenda não confirmada pela Rolls-Royce é que um dono ligou um dia para agradecer o serviço de socorro prestado pela marca. Ouviu do funcionário que o reparo nunca existiu porque os Rolls-Royce nunca quebram.
9. O cliente tem sempre razão
A história conta que Ferruccio Lamborghini não estava feliz com sua Ferrari e foi reclamar com o dono. Enzo Ferrari mandou ele construir o próprio carro, já que era só um fabricante de tratores. Ferruccio foi à forra e criou o Lambo esportivo, o 350 GT (foto).
10. Esse cavalo é um avião
Mustang é uma espécie de cavalo selvagem. Há quem diga que um designer sugeriu batizar o Ford com o nome do avião P-51 Mustang. Outra história é que o presidente Lee Iacocca batizou o carro ao ver jogar um time de futebol americano de mesmo nome.