Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Tesla modifica seus carros para que clientes fujam de furacão

Fabricante removeu limitação eletrônica da bateria de alguns modelos para facilitar saída de seus clientes da região atingida por furação

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 set 2017, 17h23 - Publicado em 11 set 2017, 17h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A conexão permanente à internet do Model S permitiu à Tesla ampliar a autonomia das versões 60 e 60D do sedã (Divulgação/Tesla)
    2017_tesla_model-s_LIFE1_ot_209175_1280
    A conexão permanente à internet do Model S permitiu à Tesla ampliar a autonomia das versões 60 e 60D do sedã (Divulgação/Tesla)

    A tecnologia de atualização remota (via internet) dos modelos da Tesla permitiu à fabricante ajudar os moradores que estão fugindo do furacão Irma de uma forma inédita. A empresa ampliou, gratuitamente, a autonomia de todos os modelos X e S nas versões 60 e 60D, proporcionando um ganho de até 64 km por tempo limitado.

    A Tesla confirmou a modificação unilateral após um proprietário notar uma maior autonomia de seu modelo e ver o logotipo 75 no painel eletrônico. Segundo a fabricante, isso foi feito para permitir a seus clientes uma saída mais tranquila da zona de perigo na Flórida.

    A Tesla também oferece, gratuitamente, uma rede de recarga rápida a todos os proprietários de modelos produzidos até 2016 – após isso a recarga sem custo passou a ser limitada.

    Portas dianteiras são comuns e as traseiras só abrem se a lateral estiver livre
    O Tesla Model X também ganhou o aumento temporário de autonomia (Divulgação/Tesla)

    O altruísmo só foi possível porque a Tesla ofereceu por alguns meses a versão 60 dos Model S e X, com autonomia artificialmente reduzida. Os modelos usam a mesma bateria das versões 75, mas tiveram alcance limitado por meio de software. Foi essa restrição que foi removida pela marca durante a evacuação das regiões atingidas pelo furação Irma.

    Tesla Model S 3
    As atualizações “em pleno voo” da Tesla já permitiram à fabricante fornecer atualizações à distância em seus carros (divulgação/Tesla)

    Outro aspecto dessa mudança, no entanto, pode dar luz a um debate polêmico. Se a Tesla conseguiu modificar remotamente (e sem avisar seus clientes) centenas de modelos da marca, o que mais ela poderia fazer?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.