Supercarro do Talibã é feito no Afeganistão e tem motor do Toyota Corolla
Mada 9 foi desenvolvido por trinta afegãos. Talibã exaltou as "ciências modernas e religiosas" que tornaram o projeto possível, ainda que faltem etapas
Em meados de 2021, o Talibã promoveu uma ofensiva militar que devolveu aos insurgentes o governo do Afeganistão. Mas, em meio à volta de um regime brutal, marcado principalmente por repressão das mulheres e fanatismo religioso, os afegãos também encontraram tempo para desenvolver um carro esportivo de “alta performance”.
Esse é o Mada 9, um biposto com jeitão de Bugatti que foi apresentado externamente na virada do ano. O modelo é fabricado pela Entop, uma marca afegã que, situada em um dos países mais pobres do mundo, acaba recorrendo a métodos artesanais.
از موتری که انجنیر محمدرضا محمدی انرا طرح و دیزان نموده است دیدن نمودیم.
همچنان در ان نشست شرکت داشتیم که ازطرف تلویزیون ملی در باغ بابر برگزار شده بود.
از اداره تعلیمات مسلکی تشکری می نمایم که تحت چتر آنها به نخبه های کشور زمینه خدمات شایان فراهم شده است. pic.twitter.com/g4HtFo7lRs— Zabihullah (..ذبـــــیح الله م ) (@Zabehulah_M33) 10 de janeiro de 2023
O desenvolvimento do Mada 9 começou há cinco anos, quando o Afeganistão ainda vivia em regime democrático. Foram 30 pessoas que trabalharam e criaram um carro com chassi tubular e carroceria em fibra de vidro. Também houve colaboração do Instituto Vocacional Técnico do Afeganistão.
Ver essa foto no Instagram
O porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid obviamente citou a apresentação do carro, dizendo se tratar de uma honra para todo o país. O ministro da educação, também talibã, fez discurso apaixonado e reforçou o comprometimento do grupo com “ciências modernas e religiosas”.
Diretor do instituto técnico, Ghulam Haidar Shahamat contou à mídia local que o Mada 9 utiliza um motor oriundo de um Toyota Corolla hatch. Não dados de potência e torque, mas Shahamat disse que o conjunto foi preparado para ir além dos números originais e que há intenção de instalar powertrain elétrico posteriormente.
Ainda que o Mada 9 tenha sido lançado, ainda falta a hora da verdade: há apenas um vídeo de poucos segundos do carro em movimento. Obviamente, não testes que atestem a adequação técnica ou homologação do modelo. É improvável que haja mercado para esportivos de luxo no Afeganistão, mas a Entop garante que está correndo atrás de exibi-lo e, eventualmente, vendê-lo em outros mercados do mundo.