Falta exatamente uma semana para o lançamento do BYD Yuan Pro, aquele que será o SUV compacto elétrico de entrada da marca no Brasil e que tem a estreia marcada para o dia 5 de setembro. Mesmo que o preço ainda não tenha sido revelado, a marca decidiu iniciar a pré-venda e, para atrair os clientes, divulgou algumas condições especiais para os primeiros compradores.
Além de garantir uma das primeiras unidades do BYD Yuan Pro, quem fizer o cadastro através do site oficial da marca receberá o wallbox de 7 kWh sem custo adicional e um ano de seguro grátis pela Porto Seguro.
A página ainda não detalha as regras para obter o seguro grátis, que não devem fugir do que a empresa já oferece para outros modelos. Motoristas de aplicativos e que exercem atividade remunerada possilvemente não terão acesso a esse benefício, um problema que tivemos ao comprar o Dolphin para o nosso teste de longa duração.
Mostrado ao público durante o Festival Interlagos no início de agosto, o Yuan Pro será a opção para quem quer um modelo menor do que o Yuan Plus, mas que prefere um visual de SUV no lguar do Dolphin. Fontes ligadas à marca falavam de um posicionamento de preços por perto do Dolphin Plus, hoje vendido por R$ 184.800.
Acabará disputando clientes com SUVs compactos a combustão, pois mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 21,67 m de altura e tem um entre-eixos de 2,62 m. Como comparação, o Volkswagen T-Cross, o mais vendido do segmento, mede 4,19 m, enquanto o Renault Duster, o maior entre os utilitários compactos, tem 4,37 m.
A motorização a ser usada pela versão vendida no Brasil ainda não foi divulgada. Na China, o Yuan Pro é comercializado com duas opções de motores, uma de 95 cv e 18,3 kgfm de torque (o mesmo do Dolphin); e outra de 177 cv e 29,6 kgfm. A bateria de 32 kwh está disponível somente em uma variante com o motor de menor potência, com autonomia de 301 km pelo ciclo de testes CLTC. As demais versões usam baterias de 45,1 kWh, aumentando a autonomia para 401 km.
Entre os possíveis equipamentos estão a central multimídia de 12,8 polegadas, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, faróis de led, quatro airbags, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, acendimento automático dos faróis e mais. O modelo chinês tem a opção de receber um pacote com sistemas de assistência com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. Considerando que o sedã híbrido King chegou sem este itens, a probabilidade de vê-los no Yuan Pro é pequena.
A BYD ainda tem mais uma novidade confirmada para este ano. A picape híbrida plug-in Shark está próxima do lançamento, previsto para acontecer até outubro. Para 2025, a fabricante chinesa trabalha na van de luxo D9 e o SUV off-road Bao 5, ambos sob a submarca Denza.