Já faz cinco anos que a Subaru apresentou a quarta geração do Impreza, quando o modelo se desvencilhou do WRX e WRX STi – modelos com proposta mais esportiva. Mais focado nas qualidades mecânicas e de condução, o Impreza também nunca foi referência em design, algo que não deve se alterar com o lançamento da nova geração apresentada hoje no Salão de Nova York.
O novo Impreza é construído sobre a nova plataforma global da Subaru que, segundo a marca, aumenta consideravelmente os níveis de agilidade, dirigibilidade e nível de proteção para o modelo. Para tranquilidade dos entusiastas, características como motor boxer e tração integral permanecem. O modelo cresceu quando comparado ao anterior, sendo 40 milímetros mais comprido, 38 mm mais largo e altura reduzida em 10 mm. A distância entre-eixos também cresceu com 25 mm adicionais, melhorando o espaço interno.
Leia mais:
>> Comparativo: Subaru WRX STI X Mitsubishi Lancer Evo John Easton
>> Civic Coupé com 600 cv vai disputar campeonato de RallyCross
>> Diversão, velocidade e adrenalina nos trackdays
Em relação ao desenho, o Impreza 2017 traz linhas um pouco mais ousadas. A frente apresenta novos para-choques e faróis mais curvos e afilados, a lateral recebeu mais vincos e ficou mais musculosa, enquanto a traseira ganhou ares de Legacy com as lanternas horizontais e um aerofólio (no sedã) com recorte na parte inferior. As rodas podem ser de 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. O interior foi revisto e traz um design com linhas mais inspiradas e acabamento com aspecto de melhor qualidade.
Entre os equipamentos, as configurações mais equipadas trazem faróis de led diurnos, sistema keyless, sistema EyeSight (que utiliza câmeras para monitor o tráfego e potenciais riscos de acidentes), detector de pontos cegos, alerta de saída de faixa, controle de velocidade adaptativo, sete airbags, faróis responsivos, central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de som Harman Kardon, entre outros.
Em relação a motorização, o Impreza mantém o clássico motor boxer 2.0, que agora conta com injeção direta, gerando 154 cv (ante 150 cv do anterior). A transmissão é automática do tipo CVT com sete marchas “virtuais” para trocas manuais. Alinhada com o DNA da marca, a tração integral é presente em todas as versões.
A marca também apresentou a versão hatchback de cinco portas. Nos EUA, a Subaru comercializará o Impreza 2017 nas configurações 2.0i, Premium, Sport e Limited.