A Stellantis parece estar preparando seu complexo fabril no norte do México para a produção da Ram 1500, que acaba de ser atualizada com novo motor no Brasil. Este movimento é inédito e inesperado, já que a empresa tem um longo histórico de fabricação de suas picapes no estado de Michigan, EUA.
Para levar a produção para o México, a empresa (supostamente) construiu um novo espaço adicional em sua fábrica em Saltillo (MX), só para a construção da picape. Além disso, a produção da Ram 1500 Classic, modelo da geração anterior, acabou de ser encerrada na unidade.
Ainda não há confirmação oficial sobra a produção mexicana da atual geração, mas há dois novos na fábrica mexicana. A Ram não se posicionou sobre o assunto, e muito menos afirmou se a produção por lá será dos modelos a gasolina ou elétrico da Ram 1500.
O único momento em que a Stellantis falou sobre o assunto foi em resposta ao Wall Street Journal. A montadora de carros afirmou que seguirá produzindo suas picapes em Detroit (EUA), além de afirmar que não há outros anúncios a fazer sobre a Ram 1500.
A fuga sobre a possível produção de picapes da Ram no México possui um grande culpado: as tensões no relacionamento entre a Stellantis e o sindicato United Auto Workers (UAW).
No ano passado, a empresa e o sindicato entraram em acordo sobre algumas dívidas, além de aumento de salários nos EUA. Neste acerto, a montadora afirmou que maximizaria a capacidade da sua fábrica em Sterling Heights (Detroit) antes de mudar a produção para o México – que não parece estar acontecendo.
Segundo o principal negociador da Stellantis com a UAW, Kevin Gotinsky, há medo em todos os trabalhadores da linha de produção, principalmente, pelas mudanças se concentrarem fora dos EUA. A fábrica de Saltillo constrói picapes para a Ram desde 1990. É uma fábrica grande, que já é responsável por modelos maiores, como Ram 2500, 3500, 4500 e 5500 Heavy Duty, além da van ProMaster.
A produção de modelos da Stellantis em fábricas mexicanas tem crescido ao longo dos últimos. Segundo dados da Ward Intelligence, cerca de 27% dos veículos fabricados pela Stellantis na América do Norte foram produzidos no México. A Ram 1500, seja agora ou mais para frente, pode acabar indo para produção em Saltillo.