Símbolo de uma catástrofe
Harley-Davidson carregada por tsunami em 2011 é exposta em museu da marca
Em 30 de abril deste ano, uma notícia ganhou notoriedade na imprensa canadense. Uma moto Harley-Davidson FXSTB Softail Night Train havia sido encontrada dentro de um container no litoral do país. A razão do espanto? Para chegar até o Canadá, ela cruzou todo o Oceano Pacífico desde o Japão.
A moto fora levada ao mar pelo tsunami que devastou o país asiático, em 2011. Como consequência das agruras sofridas nesse período, ficou totalmente enferrujada, perdeu algumas partes, mas conseguiu se manter inteira.
Encontrada a moto, surgiu outro problema: localizar o proprietário. Esse mistério, porém, levou menos tempo para ser desfeito, tendo em vista que, alguns dias depois, Ikuo Yokoyama foi contatado pela Harley-Davidson, que usou o número de registro da moto para descobrir o dono da “sobrevivente”. Ele é habitante do município de Miyagi, um dos mais afetados pela catástrofe do ano passado, tendo perdido três familiares na ocasião.
Solucionado o quebra-cabeça, a marca ofereceu a reforma completa da moto a Yokoyama. Mas, ao contrário do que poderia se esperar, o proprietário rejeitou a proposta.
Yokoyama doou sua moto à Harley-Davidson, com a condição de que a mantivesse exatamente da mesma maneira que foi encontrada, para que a marca pudesse expor a raridade em seu museu. O pedido foi aceito.
Desde a última semana, o público que visita o Museu da Harley-Davidson, em Milwaukee (EUA), pode observar a FXSTB Softail Night Train de Yokoyama. O espaço se tornou uma espécie de memorial em homenagem às vítimas do tsunami no Japão.
“Estamos muito lisonjeados em mostrar a moto do sr. Yokoyama em nosso museu. Ela tem uma história incrível e ficamos fascinados em poder compartilhá-la”, disse Bill Davidson, vice-presidente da Harley-Davidson.
A princípio, o modelo será parte do acervo fixo do Museu. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do local.