Depois da popularização dos carros de passeio blindados, o Brasil possui um novo segmento que registra grande crescimento: o dos caminhões blindados. Um dos exemplos vem da Scania, que anunciou a venda de três unidades do modelo semipesado P 250 8×2 para a empresa de transporte Esquadra.
LEIA MAIS:
>> Uma ronda no tempo com as viaturas policiais do passado
>> Novo blindado brasileiro quer assumir o posto de Caveirão
>> Dez veículos militares projetados e construídos no Brasil
Projetados para o transporte de itens de alto valor, como eletrônicos, medicamentos, obras de arte, jóias e dinheiro, eles possuem cabine e baú com blindagem nível III, superior à do nível III-A geralmente aplicado em veículos de passeio, e capaz de suportar tiros de fuzil no calibre 7,62 mm (como o AK47 e o FAL).
Além da blindagem abrangente, os caminhões possuem fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, plataforma traseira elevatória, sistema de videomonitoramento, fechadura randômica e sirenes, entre outros. A capacidade de carga é de 14 toneladas, com volume de 44 metros cúbicos.
Os modelos P 250 8×2 possuem quatro eixos, sendo que os dois dianteiros são direcionáveis, para facilitar as manobras. Na traseira, um sistema de suspensão a ar facilita a carga e descarga. Toda a estrutura mecânica é reforçada para suportar o peso da blindagem e dos equipamentos, garantindo que o veículo não corra o risco de quebrar em situações de risco.
O motor é um turbodiesel de 5 cilindros e 9 litros. A potência de 250 cavalos não chega a impressionar, mas o torque (mais importante em veículos pesados) é abundante: nada menos que 117,2 mkgf a apenas 1.000 rpm. A transmissão Opticruise é automatizada e oferece diversos modos de condução.
Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o Brasil registra prejuízos de até R$ 1 bilhão por ano com o roubo de cargas. Com isso, a venda de caminhões-forte disparou: só a Esquadra já alinha 60 veículos do tipo. A Scania, que começou a atuar no segmento em dezembro de 2015, já registrou três vendas de lotes de blindados desde então.
O preço dos caminhões blindados varia conforme as demandas do cliente, mas estima-se que um Scania P 250 8×2 com a configuração citada acima fique na faixa de R$ 600.000.