O Salão do Automóvel de São Paulo vai voltar a acontecer. A Anfavea se reuniu na tarde de hoje com o Presidente Lula para anunciar a nova data do evento, que seguirá duas antigas tradições. Será no final do ano, entre 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025 e acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O próprio Presidente já havia cobrado pessoalmente a volta do evento, por conta da sua ligação histórica com o setor automotivo. Segundo ele, o país não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos no país, tanto para o público interno como para visitantes internacionais.
Após sete anos e uma pandemia, o formato do evento mudará um pouco. De acordo com a associação dos fabricantes de automóveis, a intenção é seguir os padrões da CES Las Vegas e dos Salões de Pequim, Munique e Detroit.
Em outras palavras, a intenção da entidade é focar não apenas nos automóveis mais também em experiências, com test-drives e serviços aos clientes, além de ter um apelo às novas tecnologias de redução de consumo dos veículos, mobilidade e conectividade.
Na última edição do Salão do Automóvel, em 2018, 29 fabricantes expuseram seus automóveis e mais de 740.000 visitantes passaram pelo local. As edições seguintes, 2020 e 2022, foram canceladas previamente, sendo a primeira por conta da pandemia e outra por queixas de “custos elevados” por parte dos expositores.